Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Amaro > Notícias > Projeto de Extensão do IFBA Campus Santo Amaro é contemplado em Edital via Lei Aldir Blanc
conteúdo

Projeto de Extensão do IFBA Campus Santo Amaro é contemplado em Edital via Lei Aldir Blanc

publicado: 04/03/2021 11h24, última modificação: 04/03/2021 11h24
Colaboradores: Ticiano Lima

Percursos da leitura na Bahia é mais uma ação extensionista realizada pelo Coletivo OXE, composto por estudantes e egressos do IFBA Campus Santo Amaro que atua há 6 anos, para divulgar a produção literária na Bahia. Este projeto mapeará iniciativas de fomento à leitura em todos os territórios baianos e tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal. O projeto se desdobra em três frentes: pesquisa, extensão e divulgação sócio cultural.

A equipe de pesquisa – sob a coordenação de João Paulo Wanderley (técnico – campus Santo Amaro) – há um mês realiza cadastro de agentes, ações e instituições que atuam no setor para contatá-las e obter dados, através de uma chamada aberta, com questões disponibilizadas em formulário on-line, neste link: https://percursosdaleituranabahia.com.br/#inscricao. A proposição da pesquisa é inédita na Bahia, vez que as informações de projetos desta natureza – abrangendo todo o estado – não se encontram disponíveis ou sistematizadas em nenhum instituição de pesquisa e/ou ensino, tampouco na base de dados do governo estadual nem das 417 prefeituras municipais.

A partir da experiência exitosa do Oxe: portal da literatura baiana contemporânea (http://oxe.insix.com.br), após o levantamento e tratamento de dados de autoras e autores baianos, o coletivo OXE se dispõe a organizar esta nova pesquisa e publicizar informações gerais de cada projeto por intermédio do site percursosdaleituranabahia.com.br. O site inicialmente será desenvolvido para conter 60 projetos cujas informações enviadas serão organizadas em páginas individuais onde estarão disponibilizadas biografias, fotos e redes de contatos das iniciativas de fomento à leitura na Bahia.

Além do levantamento de dados, está sendo realizada uma pesquisa em audiovisual de autoras, autores, obras e sistemas de publicação representativos da cena literária contemporânea com vistas a gerar 10 vídeos para a série Percursos da leitura na Bahia, a ser disponibilizada por intermédio do canal Oxe: literatura baiana contemporânea (https://www.youtube.com/channel/UCz2fyxSLP3i0a8PENBQ0KGQ). Esta atividade está sob a coordenação do técnico de audiovisual do campus Santo Amaro, Emiliano Gonçalves, e conta com apoio de egressos do campus e estudantes da Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB.

A culminância do projeto ocorrerá com o lançamento do Portal contendo o mapeamento das ações leitoras e da série Percursos entre os dias 05 e 10 de abril de 2021. O I Festival da leitura na Bahia, além de visibilizar e premiar 12 das ações mapeadas, apresentará conferências, mesas temáticas, oficinas, feira editorial e performances literárias. Para dar conta de tantas ações, há uma equipe de 28 bolsistas e colaboradores envolvidos nas atividades e mais uma grande rede de parceiros transmitindo informes junto às instituições – academias, grupos culturais, secretarias, escolas, universidades – e demais atores – docentes, mediadores, contadores de histórias, bibliotecários, estudantes, artistas, editores, livreiros, gestores – para impulsionar o projeto.

Apesar das dificuldades encontradas neste momento de pandemia, a equipe do projeto se reúne semanalmente de modo on-line, quando todas as comissões expõem suas atividades, avaliam as ações e planejam a sequência dos passos. Para acompanhar esta e outras ações do COLETIVO OXE, acesse as redes sociais Instagram: @projetooxe, Facebook: Projeto Oxe ou entre em contato pelo WhatsApp (75)99802-4438.

registrado em: