Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Amaro > Notícias > Projeto Besouras Digitais faz homenagem ao dia da Mulher
conteúdo

Projeto Besouras Digitais faz homenagem ao dia da Mulher

publicado: 08/03/2021 00h33, última modificação: 08/03/2021 00h33
Colaboradores: Ticiano Lima

Projeto Besouras Digitais

O projeto Besouras Digitais surgiu através da iniciativa de estudantes do curso de Licenciatura em Computação (LC), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, Campus Santo Amaro, os quais, há algum tempo, vêm notando que era necessário a formação de uma comunidade para motivar e estimular as estudantes, que são do público externo e interno do campus, a terem uma vivência com os conteúdos ligados à área da Computação e suas tecnologias.

Outro ponto importante e motivador foi evidenciado na pesquisa realizada por Muriell (2019), na qual foi destacado que a taxa de evasão no curso de LC do IFBA Campus Santo Amaro é, em sua maioria, composta por pessoas do sexo feminino, na faixa etária entre 20 a 30 anos, negras e solteiras sem filhos. Sendo assim, o projeto tem como objetivo geral fortalecer o protagonismo feminino na área da Computação e suas tecnologias, na cidade de Santo Amaro-BA e na região do Recôncavo Baiano, com atuações e intervenções nas escolas da rede pública de ensino.

O projeto das Besouras Digitais está sendo desenvolvido na cidade de Santo Amaro, que é um município do recôncavo baiano, região geográfica localizada em torno da Baía de Todos os Santos, abrangendo a Região Metropolitana de Salvador. O município foi fundado em 1557, crescendo ao lado do rio Taripe e Subaé, primeiramente recebeu o nome de Vila de Nossa Senhora da Purificação e posteriormente, Santo Amaro. Os colonizadores portugueses viveram neste município por vários anos, construindo suas casas, seus comércios, sua capela e tirando do rio e do mar peixes e crustáceos para sua subsistência (IBGE, 1958). Até hoje, uma parte da população de Santo Amaro-BA vive através dessa prática como meio de subsistência.

Besouras Digitais

O nome do projeto “Besouras Digitais”, foi escolhido para fazer uma homenagem sociocultural para um dos grandes capoeiristas baianos do século XX, o Manoel Henrique Pereira (1895-1924), mais conhecido como Besouro Mangangá, nascido em Santo Amaro-BA, que tornou-se um símbolo cultural para a cidade. O que conhecemos sobre Besouro vem através do que se conta, se canta nas rodas de capoeira e da memória oral que guarda sua existência. O referido capoeirista lutou a favor da resistência negra e contra a escravatura que ainda predominava no Recôncavo Baiano nos anos de 1920 (BERINO e CAPUTO, 2014). Trazer Besouro no nome do projeto, é marcar as diferentes formas de resistência feminina na área da Computação, e “Digitais”, para representar as tecnologias e suas constantes inovações.

O projeto Besouras Digitais visa incentivar a inserção e o protagonismo de meninas que estão na Educação Básica e pretendem adentrar nos cursos das ciências exatas, computação e suas tecnologias, através de: oficinas, minicursos, festivais, palestras, campanhas, rodas de conversas, workshops e campeonatos. Além de promover, também o pertencimento cultural local, porque o projeto está inserido em um território muito rico pela diversidade cultural, artística e histórica.

Confira o site do projeto Besouras Digitais em: https://sites.google.com/view/besouras-digitais/

registrado em: