Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Amaro > Notícias > Participe da Mesa "Filosofias, Ancestralidades e Narrativas: enraizamentos de terreiros" com a Profª Drª Adilbênia Freire e o Profº Drº Lúcio Andrade

Esta Mesa Redonda é parte da atividade das ações promovidas pela Comissão da Diversidade Étnico-racial do IFBA Campus Santo Amaro, com a temática “Diálogos étnico-raciais: tendências contemporâneas”. As ações se estenderão ao longo do segundo semestre letivo de 2020.
publicado: 28/09/2021 19h12, última modificação: 28/09/2021 19h12
Colaboradores: Ticiano Lima

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Santo Amaro, informa que acontecerá no dia 07/10/2021, às 16h, a Mesa “FILOSOFIAS, ANCESTRALIDADES E NARRATIVAS: ENRAIZAMENTOS DE TERREIROS” como parte atividade das ações promovidas pela Comissão da Diversidade Étnico-racial do IFBA Campus Santo Amaro, com a temática “Diálogos étnico-raciais: tendências contemporâneas”. As ações se estenderão ao longo do segundo semestre letivo de 2020.

Adilbênia Freire Machado

A mesa contará com a participação da Professora Doutora Adilbênia Freire Machado Doutora em Educação (UFC); Mestra em Educação (UFBA); Licenciada e Bacharela em Filosofia (UECE). Autora do livro "Filosofia Africana: ancestralidade e encantamento como inspirações formativas para o ensino das africanidades". Pesquisa filosofias africanas, da ancestralidade, do encantamento e saberes ancestrais femininos para afrorreferenciar currículos e metodologias, para descolonização do conhecimento. Coordenadora do Eixo Filosofia Africana e Afro-diaspórica da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). Faz parte da Rede Africanidades (UFBA), Núcleo das Africanidades Cearenses (NACE): encantamento, pretagogia, ancestralidade (UFC); Azânia - Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura, Gêneros, Sexualidades, Religião, Performances e Educação (UNILAB); Rede Brasileira de Mulheres Filósofas; AAFROCEL (Academia Afrocearense de Letras); Associação de Filosofia e Libertação (AFYL - Brasil).

Lúcio André Andrade Conceição

Teremos também a participação do Professor Doutor Lúcio André Andrade da Conceição, graduado em pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia e Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é professor titular do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Tem experiência de pesquisa em: educação, cultura digital, redes sociais, religiosidade afro-brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: candomblé, cultura, cibercultura e formação docente.

O evento está aberto a toda comunidade interna e externa ao campus Santo Amaro, e será transmitido pelo Canal IFBA Campus Santo Amaro, no Youtube através do link abaixo:

Mesa Redonda “Filosofias, Ancestralidades e Narrativas: enraizamentos de terreiros"