Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Amaro > Notícias > Live: @projetooxe - Rima, métrica e militância no cordel de Salete Maria da Silva
conteúdo

Live: @projetooxe - Rima, métrica e militância no cordel de Salete Maria da Silva

publicado: 27/06/2020 21h41, última modificação: 27/06/2020 21h41
Colaboradores: Ticiano Lima

Em 29 de junho, o projeto LIVE.OXE completará a 12ª sessão recebendo a cordelista Salete Maria da Silva. Na semana passada, conversamos com o escritor feirense Ederval Fernandes que, mesmo morando em Portugal desde 2013, continua produzindo literatura a partir da perspectiva nacional, focando o Estado da Bahia e a cidade de Feira de Santana.

Oxe - Live Salete Maria

Salete Maria da Silva http://oxe.insix.com.br/salete-maria/ é cearense, migrou para São Paulo na infância e reside na Bahia atualmente onde atua como professora da Universidade Federal da Bahia. Começou a produzir cordéis na década de 90 e é uma das mais premiadas e estudadas cordelistas brasileiras. Salete mantém, há mais de uma década, o blog http://cordelirando.blogspot.com/ onde publica todos os textos produzidos para serem lidos e reproduzidos gratuitamente.

As obras de Salete circundam temas ligadas a transformações sociais, uma vez que promove – muitas vezes – a divulgação de temas relacionados a questões de gênero, violências, causas políticas e educacionais além de propagar a liberdade poética como proposta temática. Assim, a voz de Salete se propõe libertária e militante uma vez que usa a linguagem poética para levar os leitores a refletirem sobre temas obscuros que não são visibilizados nos circuitos midiáticos convencionais.

Salete Maria da Silva representa e constitui uma novíssima geração de cordelistas, cujas obras, paralelas ao cânone da produção contemporânea, são ventiladas e repercutidas na internet e através de outras linguagens artísticas como a música, o teatro e o cinema. Alguns cordéis de Salete já foram vertidos para obras em outras linguagens, sendo reproduzidas em diversos meios. Desta maneira, para apresentar, ler, discutir seus cordéis, responder perguntas e interagir com o público, o Projeto Oxe: literatura baiana contemporânea conversará com Salete Maria, em mais uma LIVE.OXE, na segunda 29 de junho 2020, a partir das 16h.

O evento pode ser conferido via Instagram, pelo endereço @projetooxe.

registrado em: