Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Amaro > Notícias > Live: @projetooxe - O corpo e suas trajetórias como tema na poesia de Sandro Ornellas
conteúdo

Live: @projetooxe - O corpo e suas trajetórias como tema na poesia de Sandro Ornellas

publicado: 06/06/2020 23h52, última modificação: 06/06/2020 23h52
Colaboradores: Ticiano Lima

Em 1º de junho, o projeto LIVE.OXE conversou com a escritora e jornalista Mariana Paiva. Ela destacou a importância que a literatura desempenhou na sua vida desde a infância. Ressaltou o contato que teve com a cidade de Santo Amaro por meio da literatura de Mabel Veloso quem prefaciou seu primeiro livro, já na idade adulta.

Oxe - Live Sandro Ornellas

Na próxima LIVE, dia 08 de junho de 2020, o papo será com o escritor, pesquisador e professor Sandro Ornellas que fará um percurso cronológico das suas produções poéticas tratando de temas recorrentes nos livros. A primeira publicação de Ornellas http://oxe.insix.com.br/sandro-ornellas/ ocorre na década de 90, quando venceu o concurso da COPENE com a publicação de Simulações (Casa da Palavra, 1998). Após este, seguiram-se mais três livros de poemas e dois de crítica, perfazendo um total de 6 obras em pouco mais de duas décadas.

Além de livros impressos, Sandro Ornellas – que é brasiliense e se radicou na Bahia – mandem o blog https://sandroornellas.wordpress.com/ onde posta poemas e artigos científicos produzidos das atividades como pesquisador em literatura. Esta atividade se coaduna com a prática docente no Instituto de Letras, da Universidade Federal da Bahia.

Assim, a produção poética de Ornellas agencia-se entre os meandros da criação, da crítica e da docência de literatura. Tratando de temáticas instigantes como o próprio corpo do poeta como espaço do fazer poético – principal ocorrência tanto em Trabalhos do corpo, (Editora Letra Capital, 2007) quanto em Formas de cair e outros poemas, (Editora Letra Capital, 2011), neste último, inclusive, assina pelo pseudônimo Sandro Só – Ornellas sagra-se como proeminente nome da literatura brasileira contemporânea.

Para falar das relações entre escrever, refletir e ensinar literatura, o Projeto Oxe: literatura baiana contemporânea conversará com Sandro Ornellas, em mais uma LIVE.OXE, na segunda 08 de junho, a partir das 16h.

O evento pode ser conferido via Instagram, pelo endereço @projetooxe.

registrado em: