Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Amaro > Notícias > Live: @projetooxe - Meios-tons de cotidiano e uma pitada de Bahia na poética de Kátia Borges
conteúdo

Live: @projetooxe - Meios-tons de cotidiano e uma pitada de Bahia na poética de Kátia Borges

publicado: 11/07/2020 08h57, última modificação: 11/07/2020 08h59
Colaboradores: Ticiano Lima

Na segunda passada, a LIVE.OXE contemplou discussões em torno de atividades de educação e preservação ambiental no Recôncavo baiano recebendo dois convidados que discorreram sobre ações afins. Além da explanação de Vitor Pinho, gestor da APP Recanto da Lua e de Marcelo Ávila, pesquisador do patrimônio ambiental da região, durante a live foi lançado o documentário Grite sonhos, plante esperanças em tempo de pandemia, disponível na plataforma Youtube no endereço https://www.youtube.com/watch?v=Z8yraMUHN8o.

Na próxima semana, segunda, dia 13 de julho de 2020, voltamos a receber representantes da literatura baiana contemporânea. Então, nesta LIVE, o projeto recebe a jornalista, poetiza e contista Kátia Borges http://oxe.insix.com.br/katia-borges/. Kátia tem oito livros publicados, dentre os quais Ticket Zen, reunião de poemas publicada pela editora Escrituras, em 2011 e Escorpião amarelo, de minicontos, publicada pela P55 em 2012. O último livro saiu em 2017, pela editora Penalux, intitulado O exercício da distração. Além de títulos individuais, Kátia Borges publica poemas, contos e crônicas em coletâneas, tendo texto traduzidos para outras línguas.

Somada a produção literária, atualmente, Borges mantém coluna no Jornal Correio que pode ser acessada de modo gratuito por meio do link https://www.correio24horas.com.br/noticias/categoria/katia-borges/. Junto às atividades de escritora e jornalista, Kátia também é pesquisadora das áreas, tendo realizado mestrado e doutorado no Instituto de Letras, na Universidade Federal da Bahia. Durante o mestrado, investigou relações entre o fazer jornalístico e o literário, concluindo a dissertação “Jornalismo, literatura e memória: o caderno A TARDE cultural e o modernismo na Bahia”, disponível http://www.ppglitcult.letras.ufba.br/sites/ppglitcult.letras.ufba.br/files/K%C3%A1tia%20Regina%20Mac%C3%AAdo%20Borges.pdf. Já em 2018, finalizou uma longa pesquisa sobre a literatura baiana do século XX ao concluir o doutorado apresentando a tese Mapa: cartografia de uma geração, ainda não indisponível no repositório institucional.

Oxe - Live Kátia Borgessa

O olhar apurado, perspicaz e sensível sobre o cotidiano – treinado na longa trajetória em veículos de notícias – permite pinceladas vigorosas da vida ordinária dentre as principais temáticas dos poemas de Kátia. Os espaços da cidade de Salvador, suas gentes, bem como as cores e sabores da Bahia também aparecem em meios-tons em muitos dos seus livros que, mesclados com a cultura pop contemporânea imprimem caráter único à poesia de Kátia Borges.

Para tratar de suas incursões poéticas, da trajetória jornalística e falar um pouco das pesquisa que envolvem a produção escrita – tanto jornalística quanto literária – do estado, o projeto Oxe: literatura baiana contemporânea receberá, na segunda 13 de julho a partir das 16h, para mais uma LIVE.OXE, Kátia Borges. O bate-papo poder ser conferido via Instagram, pelo endereço @projetooxe.

registrado em: