Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Amaro > Notícias > Live: @projetooxe - Literatura, dança, teatro: a pulsão artística de Edu O.
conteúdo

Live: @projetooxe - Literatura, dança, teatro: a pulsão artística de Edu O.

publicado: 19/07/2020 11h57, última modificação: 19/07/2020 11h57
Colaboradores: Ticiano Lima

Na semana passada, a LIVE.OXE recebeu a jornalista e escritora Kátia Borges, quem leu poemas, contos e explanou sobre processos de escrita, as atividades em redações de jornais e apresentou pertinentes reflexões sobre a literatura contemporânea, bem como os modos de ler e se relacionar com a palavra nos dias atuais.

Na próxima semana, segunda, dia 20 de julho de 2020, o projeto Oxe: literatura baiana contemporânea conversa, em mais uma live, com o escritor, dançarino e ator Eduardo Oliveira, Edu O. http://oxe.insix.com.br/edu-o/. Ele atua como professor da Escola de Dança, da Universidade Federal da Bahia e já realizou diversos projetos relacionando a dança com o teatro e a literatura.

Oxe - Live Edu O.

Dentre os trabalhos autorais, Edu O. escreveu e encenou Judite quer chorar, mas não consegue! (2006), Odete, traga meus mortos (2010), O Corpo Perturbador (2010) Ah, seu eu fosse Marilyn! (2011). Deste trabalhos, o primeiro desdobrou-se em outras ações como o livro infantil impresso (2010), audiobook com narração da atriz Malu Mader (2013), oficinas de dança para criança "Despertando Judites" e Contação de História feita por Ana Luiza Reis. Todas as apresentações do espetáculo foram realizadas com tradução em LIBRAS, favorecendo o acesso de crianças surdas. Uma parte das atividades foi desenvolvida em Santo Amaro, em 2016, por meio do Edital Agitação Cultural, permitindo a montagem de um espaço para receber visitantes denominado “Um jardim para Judite.” Edu mantém um blog onde apresenta suas atividades http://monologosnamadrugada.blogspot.com/ e permite ao público contemplar fotos e vídeos de alguns dos seus espetáculos.

Neste mesmo espaço virtual, Edu O. mantém regularidade na publicação de texto em prosa. Considera que entrou profissionalmente na atividade de escritor a partir de 2013, com a publicação independente de Judite quer chorar, mas não consegue!. Para este livro sair, Edu atuou também como produtor editorial e buscou financiamento coletivo para publicá-lo. Em 2015, em parceria com outros autores, lança o livro didático "Despertando Judite: experiência de criar e aprender dança com crianças". Com novas parcerias, constrói o espetáculo Bonito que vira livro homônimo, em 2017. Em dezembro do ano passado, homenageando os 20 anos do Grupo X de improvisação de dança, lançou o Livro do X, que aborda a trajetória deste grupo que integra desde 1998.

Para falar das suas múltiplas incursões no universo da arte – plásticas, literárias e do movimento – bem como ler texto e responder perguntas do público, o projeto Oxe: literatura baiana contemporânea receberá, na segunda 20 de julho, a partir das 16h, para mais uma LIVE.OXE, EDU O. O bate-papo poder ser conferido via Instagram, pelo endereço @projetooxe.

registrado em: