Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Amaro > Notícias > Live: @projetooxe - Inter-relações em poesia e prosa na literatura escrita na Bahia

publicado: 31/08/2020 01h00, última modificação: 31/08/2020 01h00
Colaboradores: Ticiano Lima

O projeto LIVE.OXE chega a sua 20ª sessão. Foram 20 artistas da palavra que estivem conosco, perfazendo mais de 20 horas de material produzido sobre a literatura contemporânea na Bahia, a ser acessado livremente por estudantes, professores e pesquisadores por intermédio das redes sociais do Projeto OXE, via instagram @projetooxe. O objetivo desta ação do Coletivo Oxe: literatura baiana contemporânea é – em tempos de afastamento escolar – promover a mediação de leitura e fomentar o acesso à produção literária da Bahia. Após 5 meses, encerramos o primeiro ciclo de lives com a participação do escritor e professor Igor Rossoni.

Oxe - Live Igor Rossoni 2

Assim, na próxima segunda, 31 de agosto de 2020, o Oxe recebe novamente o escritor e crítico literário Igor Rossoni http://oxe.insix.com.br/igor-rossoni/ quem discutirá as relações entre poesia e prosa, o gênero prosa-poética, consagrado em seu mais recente livro literário Cruvianas: prosa d’encantar carneiros (Editora Quarteto, 2015). Rossoni esteve no projeto em maio, mas devido a problemas técnicos, a transmissão da live ficou comprometida, então, teremos novo bate-papo na segunda.

A produção crítica de Rossoni – docente no departamento de fundamentos do ILUFBA – perpassa estudos analíticos de nomes representativos da literatura brasileira: Clarice Lispector, sobre quem publicou O zen e a poética auto-reflexiva de Clarice Lispector (UNESP, 2002); Manoel de Barros e Guimarães Rosa, que rendeu dois títulos, Fotogramas do imaginário: Manoel de Barros (Vento Leste, 2007) e Transfiguração poética do espaço em Guimarães Rosa e Manoel de Barros (EDUEFS, 2016). Em 2019, finalizou estudo cotejando a literatura brasileira e portuguesa a ser publicado sob o título Espacialidades discursivas da ironia: Machado de Assis e Antônio Gedeão (Prelo, 2021).

Além da produção crítica, Igor é contista, poeta e ensaísta, tendo publicado Os inocentes (Vento Leste, 2006); Cenas brasileiras (Vento Leste, 2012); Entredentes (Multifoco, 2013), dentre diversas participações em coletâneas e antologias. A escrita de Rossoni se caracteriza pela porosidade poética que imprime em texto em prosa, configurando uma sobreposição da poesia frente aos temas e enredos.

Para discutir as inter-relações entre prosa e poesia, entre a produção e a crítica de literatura, ler trechos e interagir com os internautas, nesta segunda, 31 de agosto de 2020, Rossoni estará na live.oxe que pode ser vista a partir das 16h, via Instagram, pelo endereço @projetooxe.