Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Amaro > Notícias > Live: @projetooxe - Da Bahia para o mundo: a poética universalista de Ederval Fernandes
conteúdo

Live: @projetooxe - Da Bahia para o mundo: a poética universalista de Ederval Fernandes

publicado: 21/06/2020 14h07, última modificação: 22/06/2020 15h39

Em 15 de junho, o projeto LIVE.OXE conversou com o músico, poeta e professor Sandro Penelú. O público, formando por muitos estudantes da educação básica, pode se defrontar com a lucidez criativa de Penelú ao ouvi-lo discorrer sobre os meandros e desafios da produção independente de literatura no interior da Bahia, na cidade onde atua, Feira de Santana.

Oxe - Live Ederval Fernandes

Na próxima LIVE, dia 22 de junho de 2020, será a vez de ouvirmos outro poeta feirense. Ederval Fernandes quem, de geração posterior a Penelú, também encontra desafios para expor sua produção poética. Ederval – diferente de Penelú – saiu de Feira de Santana para aventurar-se pelo mundo e parou em Lisboa, Portugal, onde foi estudar e teve que constituir uma vida em atividades que lhe provessem renda para sobreviver. Pautado nestas experiências, produziu seu mais recente livro Ofertas de emprego para Ederval Fernandes, publicado pelo Editora ParaLeLo 135, em 2018.

A coleta de experiências em torno de cidade e culturas distintas imprime tom universalista aos poemas deste segundo livro, onde Fernandes, em amadurecida bricolagem de citações e remissões constitui um poética que foca o Brasil, a Bahia e a cidade de Feira como espaços integrados e integradores do mundo contemporâneo. Este livro foi publicado quando o poeta já havia se mudado para Portugal e nele é possível perceber uma temática que remete aos trânsitos transatlânticos que unem estes países.

Ederval Fernandes http://oxe.insix.com.br/ederval-fernandes/ representa uma novíssima geração de poetas do Estado que começaram a publicar nos anos 2000, como foi o caso do primeiro livro do escritor Contra a corrente, publicado pela Editora Saró, em 2015. Assim, para tratar de suas experiências e o revestimento delas em poesia, o Projeto Oxe: literatura baiana contemporânea conversará com Ederval Fernandes, em mais uma LIVE.OXE, na segunda 22 de junho 2020, a partir das 16h.

O evento pode ser conferido via Instagram, pelo endereço @projetooxe.

registrado em: