Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Amaro > Notícias > Live: @projetooxe - A palavra no espaço: a poesia visual de Almandrade
conteúdo

Live: @projetooxe - A palavra no espaço: a poesia visual de Almandrade

publicado: 01/08/2020 21h52, última modificação: 01/08/2020 21h52
Colaboradores: Ticiano Lima

Na última live de julho, o projeto Oxe: literatura baiana contemporânea conversou com o poeta e compositor Lande Onawale. Foram duas horas de intensa interação com o público que prestigiou o bate-papo musicado com o autor. Lande falou sobre processos criativos, mercado editorais, suas incursões em poesia e música, além de destacar a militância sociopolítica no combate ao racismo.

Oxe - Live Almandrade

Na primeira LIVE.OXE de agosto, o projeto Oxe recebe o também poeta e artista Almandrade, pseudônimo de Antônio Luiz M. Andrade http://oxe.insix.com.br/almandrade-andrade/. Assim como Lande, Almandrade propõe uma poética em interação com outras artes, mas, desta vez, no campo das artes plásticas e arquitetura. Além de poeta, é artista plástico renomado nacional e internacionalmente, figurando em diversas galerias que expõem e comercializam suas obras.

Almandrade já participou de mostras coletivas, a exemplo da Bienal Internacional de São Paulo, em diversas edições, bem como executou mostras individuais como Entre a Palavra e o Conceito, aberta à visitação numa galeria em Salvador, em 2015 que representou a seleção de 40 anos de trabalho artístico. No curso de sua carreira, Almandrade sempre militou entre a palavra e o espaço, tendo a poesia papel fundamental em muitas de suas obras, como é possível conferir na composição de quadros com poemas visuais, veja em https://portalartes.com.br/artes/artistas-no-portal/artistas-no-portal-almandrade.html#obras.

Ao longo das quatro décadas de carreira, publicou oito livros, Obscuridade do riso (1982), Poemas (1988), Suor noturno (Editora Fator, 1993), Poesias (1997), Arquitetura de algodão (Fundação Cultural do Estado da Bahia, 2000), Escritos sobre artes (2008), dentre coletânea de poemas e escritos sobre arte. Vale destacar a militância na poesia visual, cujo trabalho de Almandrade se destaca no Brasil como um dos poetas visuais mais constantes e produtivos na atualidade. http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/almandrade.html.

Desta maneira, para apresentar poemas visuais, falar dos trânsitos entre a palavra e o espaço, discutir poemas, bem como falar de processos criativos entre a literatura e as artes plásticas em interação com o público, o Projeto Oxe: literatura baiana contemporânea conversará com Almandrade, em mais uma LIVE.OXE, na segunda 03 de agosto de 2020, a partir das 16h. O evento pode ser conferidovia Instagram, pelo endereço @projetooxe.

registrado em: