Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Amaro > Notícias > IV Santo Amaro Afro: Modelagens, Saberes e Resistências
conteúdo

IV Santo Amaro Afro: Modelagens, Saberes e Resistências

publicado: 29/10/2019 15h16, última modificação: 21/11/2019 21h46
Colaboradores: Ticiano Lima

VI Santo Amaro Afro

 

A comissão organizadora do IV Santo Amaro Afro: Modelagens, Saberes e Resistências, evento de extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), vinculado ao Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), com o apoio da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) e da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), em parceria com o Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Santo Amaro, e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), campus dos Malês, convida a comunidade acadêmica e local para as atividades que serão realizadas e abre inscrições para monitoria, proposição de oficinas e minicursos e submissão de trabalhos. O evento será realizado na cidade de Santo Amaro/BA, nos dias 26 , 27 e 30 de novembro.

 

INSCRIÇÕES PARA MONITORIA

MONITORIA: Para auxiliar na organização e execução do evento, estão sendo disponibilizadas 30 vagas de monitoria.

PERÍODO: As atividades de monitoria serão realizadas dias 26, 27 e 30 de novembro de 2019, em Santo Amaro, e o candidato deverá disponibilizar carga horária mínima de 4 horas diárias durante o período citado.

MONITORES: Podem inscrever-se estudantes da UFRB, IFBA, UNILAB e de outras instituições de educação superior.

COMO FAZER SUA INSCRIÇÃO: Enviar um e-mail para o endereço eletrônico: com:

  • Dados de identificação pessoal (Nome, Telefone e Endereço);
  • Informar a Instituição de Ensino que está matriculado com o respectivo número de matrícula.

PRAZO PARA INSCRIÇÃO: As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de novembro de 2019.

 

PROPOSIÇÕES DE OFICINA E MINICURSO

PROPOSIÇÕES: São aceitas proposições de oficinas e minicursos que dialoguem com as temáticas do evento.

PERÍODO: As oficinas serão realizadas no dia 26 de novembro de 2019, no Colégio Estadual Teodoro Sampaio. As oficinas propostas para o matutino serão realizadas das 10h às 12h.

PRAZO PARA INSCRIÇÃO: Serão aceitas proposições de oficinas e minicursos até 10 de novembro de 2019.

OBSERVAÇÃO: Quando da proposição da oficina, informar (Tema, Quantidade de participantes e os Materiais que serão necessários).

 

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

As apresentações de trabalho ocorrerão nos dias 26 e 27 de novembro de 2019, no pavilhão de aulas do IFBA Campus Santo Amaro, das 15h às 17h.

As propostas de trabalho deverão indicar um dos eixos temáticos:

  • GT 1 – Percursos da memóriaBusca-se trabalhos que vejam a memória não apenas como algo que lembra o passado, mas que trata do próprio jogo das relações sociais, culturais e religiosas. A memória é algo que mobiliza fluxos e tensionamentos e é a manifestação da liberdade de um povo, além de ser a expressão de atitude política e de autoafirmação. Preservála é preservar presente, futuro e a identidade da comunidade.
  • GT 2 – Cultura e decolonialidadeDe acordo com Valter Mignolo, o colonialismo é o lado obscuro da modernidade. O pensamento decolonial se apresenta como uma força de contraposição ao pensamento hegemônico eurocêntrico. Interessa-nos refletir sobre os saberes e os fazeres da cultura que emergem de vozes tidas como periféricas e subalternas, mas que congregam em si forças de lutas, enfrentamentos e resistências e outras cosmogonias não oficiais.
  • GT 3 – Tecnologias e artesInteressa-nos reflexões sobre tecnologias e artes que se contraponham à hegemonia do capital financeiro. Buscamos olhares sobre marginalidades periféricas, o contemporâneo ou o con(tra)temporâneo em aparatos tecnológicos e expressões artísticas que se afastem dos meios de produção e divulgação convencionais e que apostem em novas formas de ser, sentir, fruir e saber o que é arte o que é tecnologia.
  • GT 4 – Educação e espiritualidadePretende-se oportunizar diálogos quanto às contribuições da espiritualidade para a tarefa formativa da educação, entendendo que, para o desenvolvimento do homem em sua integralidade e multidimensionalidade, precisam ser considerados os aspectos emocionais, corporais e transcendentais.

Saiba como realizar a Submissão de Trabalhos, através do link: Santo Amaro Afro - inscrição para monitoria, proposição de oficina e minicurso e submissão de trabalho

registrado em: