Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Amaro > Notícias > IFBA Campus Santo Amaro participa da IV SLEC - UFPR/Setor Palotina
conteúdo

IFBA Campus Santo Amaro participa da IV SLEC - UFPR/Setor Palotina

O IFBA Campus Santo Amaro teve sua participação através da apresentação de um artigo com o titulo Empoderamento Digital através da Robótica Lixo e Movimento Maker: Experiências da Residência Pedagógica.
publicado: 23/09/2021 01h49, última modificação: 23/09/2021 01h49
Colaboradores: Ticiano Lima

O Simpósio de Licenciatura em Exatas e Computação - SLEC da Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina, é um evento que vem se consolidando no âmbito das Licenciaturas de Ciências e Computação. Sua IVª edição teve como temática “Desafios formativos no contexto atual”, entre os dias 20 a 22 de setembro de 2021. IFBA Campus Santo Amaro teve sua participação através da apresentação de um artigo com o titulo Empoderamento Digital através da Robótica Lixo e Movimento Maker: Experiências da Residência Pedagógica. O artigo foi apresentado pelos discentes da Licenciatura em Computação: Messias Oliveira, João Gabriel dos Santos de Araújo, Andreza Souza da Silva e Leandro França dos Santos. A docente presente foi a Professora Mestra Suelen Gonçalves Paixão da Silva.

O artigo visa demonstra algumas ações desenvolvidas sob a perspectiva da junção teoria do construcionismo com a ciência da Robótica Educacional em uma escola pública do Recôncavo Baiano que carrega as potência da tecnologia sob um papel de oportunizar a transformação social de vulneráveis. Para o discente Messias Oliveira: "o artigo leva em conta uma importância de uma Metodologia Dialética no ensino de Computação, pois cada lugar apresenta seus problemas e oportunidades".

Esse artigo será publicado na revista anual do evento. Para complementar a Profª Ma. Suelen Gonçalves diz que: "O fruto dessa pesquisa é pensar em possibilidades do ensino de Computação na Educação Básica dentro de uma transdisciplinaridade, mostrando assim que o Movimento Maker, Metodologias Ativas, Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics (STEAM) e PBL pode ser a melhor estratégica para o ensino de Computação, desencadeando no Empoderamento Digital, Empreendedorismo Criativo, dialogicidade com comunidade local e Inovações Disruptivas".

registrado em: