Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Amaro > Notícias > Grite sonhos, plante esperanças: Oxe realiza V Convescote Literário

Grite sonhos, plante esperanças: Oxe realiza V Convescote Literário

publicado: 30/05/2020 02h32, última modificação: 30/05/2020 02h32
Colaboradores: Ticiano Lima

Desde 2016, o IFBA campus Santo Amaro, por intermédio do Projeto extensionista para OXE: literatura baiana contemporânea, realiza, em parceria com a reserva ambiental Recanto da Lua e a Secretaria municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Pesca e Recursos Hídricos, uma atividade de educação ambiental que combina leitura literária, recitação poética e plantação de mudas de árvores. O evento vem crescendo a cada ano: em 2016 contamos com a participação de 18 estudantes; em 2017 foram 35, em 2018 e 2019, tivemos cerca de 50 pessoas entre estudantes, familiares e convidados em ano do biênio.OXE - Convescote Literário 2020

Este ano, será, portanto, realizado o V Convescote Literário, cujo lema, "Grite sonhos, Plante esperanças" relaciona-se aos difíceis tempos que estamos vivendo. Entretanto, mesmo com o afastamento escolar – decretado oficialmente pelo Ministério da Educação – mantivemos o evento. Assim, a ação presencial será coadunada a ações virtuais. O plantio na reserva Ambiental Recanto da Lua – ainda reduzido à participação da coordenadora do Projeto, prof. Maria das Graças Meirelles, ao guia, Mathias Lobo da Selva e ao técnico em audiovisual Emiliano Gonçalves ocorrerá aos 06 de junho de 2020, quando serão plantadas 20 mudas na área localizada no distrito de Pedras, zona rural de Santo Amaro. Com vistas a manter ativa a participação de os estudantes, há um mês, os integrantes do Projeto OXE iniciaram produção e edição de vídeos, cada um em sua respectiva casa, plantando mudas e recitando textos literários. A divulgação dos vídeos ocorrerá no endereço https://www.instagram.com/projetooxe/ até 06 de julho de 2020, quando será exibido o documentário Grite sonhos, plante esperanças em tempos de pandemia e realizada uma live com o gestor da Reserva, Vitor Pinho e a diretoria de meio ambiente do município, Lílian Corôa.

A realização do plantio na reserva ambiental Recanto da Lua ocorrerá aos 06 de junho de 2020, das 8h às 15h. Para acompanhar os vídeos dos estudantes do OXE ou se quiser também produzir um vídeo e nos enviar, vá ao endereço no Instagram @portaloxe.