Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Amaro > Notícias > Estudantes e egressos lançam o IV Diálogos lítero-musical on-line

Estudantes e egressos lançam o IV Diálogos lítero-musical on-line

publicado: 29/10/2020 00h31, última modificação: 29/10/2020 14h35
Colaboradores: Ticiano Lima

Após três edições presenciais, este ano, devido à pandemia e ao consequente afastamento escolar, os integrantes do Coletivo Oxe: literatura baiana contemporânea, formado por estudantes e egresso do IFBA – campus Santo Amaro toparam o desafio de fazer, junto à parceria da Sociedade lítero-musical Minerva Cachoeirana, a primeira versão on-line do evento. Durante a semana, de 27 a 31 de outubro, a programação será vasta, conforme é possível conferir no site.

4a-edicao-dlm-01.jpeg

Ontem, após a apresentação musical de Daniel Pimentel e Silas Daniel, músicos que integram a banda da Minerva, houve a mesa de abertura do evento, composta por Cláudia Correia – jornalista, professora e integrante da diretoria da Minerva Cachoeirana, Andrea Amazonas – diretora do IFBA – campus Santo Amaro e Kelvin Giovanni – integrante do OXE e estudante de Produção Cultural/Facom – UFBA. O trio destacou a importância das atividades artísticas e culturais como meios de resistência, articulação e formação para jovens do Recôncavo. Após as falas da mesa, houve a exibição do teaser do vídeo-poema “Às águas que criam histórias”, criado por Rodrigo Carvalho.

No prosseguimento a da programação, houve a conferência do Maestro Clarício sobre o ensino de música no Recôncavo, com destaque para a atuação na Minerva Cachoeirana, como referência na formação musical da região. Com intensa participação da plateia, o Maestra sinalizou a importância do poder público com incentivos e investimentos para formar músicos, apontando as possibilidades de atuação de um músico de filarmônica.

Ao encerrar a mesa, a mediadora Cláudia Correia convidou ao público para acompanhar a programação ao longo da semana, mostrando alguns vídeos de edições anteriores, posteriormente seguido da apresentação do vídeo-mapping no prédio da Minerva de alguns integrantes do corpo orquestral tocando o Dobrado da saudade. A projeção, conforme explicou o artista Rodrigo Carvalho, visou a – mesmo em tempo de pandemia – evocar os laços daqueles músicos com o casarão centenário que abriga a Minerva.

Mesmo com a impossibilidade de interação presencial, o objetivo do IV Diálogos é reforçar os laços afetivos, criativos e colaborativos em ambiente digital. Deste modo, a versão on-line do evento visa a alcançar um público mais amplo, estendendo o escopo de parcerias a partir das ações desenvolvidas no Recôncavo Baiano. Até o final, pretende atingir cerca de 3.000 pessoas e já no primeiro dia, alcançou cerca de 600 visualizações no canal do YouTube OXE: literatura baiana contemporânea e no Facebook do projeto.

Para assistir as atividades de 27 de outubro acesse este link, para acompanhar a programação acesse o site do evento e nossas redes sociais.

@projetooxe | @minervacachoeirana

Confira as imagens na galeria de fotos do portal do campus AQUI.