Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Amaro > Notícias > Estreia em versão virtual a 4ª edição do encontro "Diálogos Lítero-musicais"
conteúdo

Estreia em versão virtual a 4ª edição do encontro "Diálogos Lítero-musicais"

publicado: 26/10/2020 02h54, última modificação: 26/10/2020 02h54
Colaboradores: Ticiano Lima

A Sociedade Lítero Musical Minerva Cachoeirana e o Coletivo OXE: literatura baiana contemporânea promovem a 4ª edição do encontro “Diálogos Lítero-musicais” (DLM). Este ano, devido à pandemia, o evento será apresentado em formato virtual, através do canal do OXE no YouTube e no Facebook da Minerva, de 27 a 31 de outubro.

4ª Edição - Diálogos Lítero-Musicias

O Diálogos reúne produtores/as de arte e cultura do Recôncavo e da Bahia com mesas temáticas, oficinas, contação de histórias e ações performáticas que trabalham o campo literário, o musical e suas interseções expressivas. Estimula, sobretudo, a troca de experiências entre jovens que produzem, pesquisam e vivenciam manifestações culturais tradicionais da região.

POESIA SALVA: este é o lema que moverá os cinco dias de evento. Mesmo com os desafios da mediação tecnológica, o quarto DLM propõe pensar a arte e cultura como potência que mobiliza o encontro. Neste momento difícil e atípico em todo mundo, como é necessário nos manter conectadas à experiência poética como pensamento de liberdade e cura.

As três últimas edições do evento ocorreram em Cachoeira, na sede da Minerva - instituição fundada em 1878, que apresenta relevante valor sociocultural e desenvolve, até os dias atuais, formação musical na cidade voltada ao público jovem. Por ocorrer no mesmo período da FLICA, o evento se propõe como espaço alternativo à programação oficial, priorizando a participação de artistas e moradores de Cachoeira e cidades circunvizinhas.  

Uma delas é Santo Amaro, cidade onde foi criado o coletivo OXE, em 2014, grupo que é composto por estudantes da UFBA, UNEB e do IFBA - Campus Santo Amaro. O coletivo promove atividades de mediação leitora e ações artísticas voltadas a produção literária do estado da Bahia na contemporaneidade.

4ª Edição - Diálogos Lítero-Musicias - 27.OUT.2020

A programação deste ano conta com mesas temáticas, oficinas, contações de histórias e performances lítero-musicais.  A abertura será dia 27, às 17h, com a Mesa Temática: “O ensino de música na Filarmônica Minerva Cachoeirana”. Logo em seguida, haverá apresentação da Filarmônica em formato virtual.

Nas Mesas, também será abordado: Musicalidade e Juventude na Bahia; Palavra, cantos e ritos na Bahia; Poesia e música independente no Recôncavo.  Já para as oficinas, que acontecem de 28 a 31/10, de 10h às 12h, os conteúdos incluem: instrumentos de percussão; literatura, música, cabelo e ancestralidade. Contará também com programação voltada ao público infanto-juvenil através das lives de contação de história.

Dentre convidados/as, nomes de destaque no cenário cultural  baiano, musicistas, escritores/as, pesquisadores/as, arte-educadores/as, produtores/as e artistas:

Na programação inclui também ações performáticas, falas e oficinas de integrantes do OXE e da Minerva: Maestro Clarício Marques, Silas Daniel, Thailane Pereira, Gal Meirelles, Rodrigo Carvalho, Livia Eduarda.

Confira a programação completa no site (bit.do/dlm2020) do evento. Outras informações Instagram @projetooxe, @minervacachoeirana, Facebook do OXE e da Minerva.

Contatos:

  

registrado em: