Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Amaro > Notícias > CONVITE - Apresentações de TCC - Curso Técnico em Informática - INTEGRADO

CONVITE - Apresentações de TCC - Curso Técnico em Informática - INTEGRADO

Dias: 18.JUL.2018 às 10h e 20.JUL.2018 às 14h30
publicado: 16/07/2018 17h44, última modificação: 16/07/2018 17h44

Convite à Comunidade,

Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do curso Técnico Integrado em Informática no Campus Santo Amaro:

Dia: 18 de julho de 2018 às 10h

• PROGRAMAÇÃO DO FENÔMENO DE REGÊNCIA VERBAL NO PARSER SINTÁTICO MTS 1.0: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA, orientado pelo professor Marcos Moisés Crisóstomo de Oliveira,  que será apresentado pelo aluno BRENDO NASCIMENTO DOS SANTOS SOUSA.

Resumo:

O presente artigo possui o objetivo de apresentar uma aplicação chamada parser sintático da Língua Portuguesa, que tem a finalidade de analisar a estrutura de constituintes de sentenças nessa língua natural de acordo com uma gramática pré-estabelecida. Esse é um programa originário de estudos na área de Linguística Computacional, campo que se destaca pelo aprofundamento em pesquisas que procuram cada vez mais aperfeiçoar a interação homem/máquina. O parser MTS 1.0 foi desenvolvido com o intuito de auxiliar o ensino de análise linguística. Assim, no decorrer dos trabalhos de implementação desse programa, os estudantes são induzidos a conhecer os fenômenos da Língua Portuguesa de modo que estes sejam passíveis de processamento por uma máquina, ou seja, esses alunos realizam a tarefa de formalização linguística implementando a sistematização de importantes fenômenos sintáticos. Esse trabalho descreve como se dá esta atividade, focando sua análise na formalização do fenômeno da regência verbal. Para esse fim, utilizou-se a linguagem SWI Prolog versão 6.6.6, que correspondeu aos objetivos requeridos por se adaptar melhor ao paradigma de programação do tipo declarativa, tendo como resultado um software capaz de realizar análise sintática automática de sentenças simples da Língua Portuguesa identificando se estas estão em acordo ou não com as regras da regência verbal.

Dia: 20 de julho de 2018 às 14h30

• DMITRI: SOLUÇÃO COMPUTACIONAL PARA SELEÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA, orientado pelo professor Márcio Luis Valença Araújo e co-orientado pela professora Adriana Santos,  que será apresentado pelo aluno MATHEUS SANTANA.

Resumo:

O Livro Didático (LD) é um instrumento utilizado por professores do Ensino Médio. O LD participa do processo de aprendizado como um guia que orienta o trabalho do docente e estimula a adoção de práticas pedagógicas. Após a triagem do Ministério da Educação (MEC), a seleção do LD segue critérios particulares de cada docente, levando em consideração suas experiências. O objetivo deste trabalho foi identificar tais critérios utilizados pelos docentes da área de química, e que os auxiliam na seleção do livro didático em instituições públicas de ensino. Além de identificar os critérios, também faz parte do objetivo a automatização do processo de seleção do LD de química, hoje manual, nas instituições públicas de ensino, a partir da construção de um software. Os resultados apontaram que os critérios identificados podem eleger o LD, e que a solução computacional desenvolvida, a partir dos critérios identificados, é capaz de eleger livros automaticamente para os professores de química no Ensino Médio. Por fim, espera-se como trabalho futuro, aplicar este software desenvolvido em outras áreas do conhecimento.