Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Amaro > Notícias > Campanha solidária de doação de máscaras auxilia no combate à pandemia

Campanha solidária de doação de máscaras auxilia no combate à pandemia

publicado: 06/06/2020 23h44, última modificação: 08/06/2020 20h28
Colaboradores: Ticiano Lima

Servidores públicos de universidades e institutos da Bahia, outros estados e até países se uniram em torno do fomento da campanha Máscaras solidárias. A proposta foi de iniciativa da professora Carla Patrícia Santana (UNEB – campus Alagoinhas) e do produtor cultural Emílio Souza, contou com o apoio do professor Igor Rossoni (UFBA), da professora Maria das Graças Meirelles (IFBA – Santo Amaro) e de outros técnicos e estudantes que arregaçaram as mangas para trabalhar em prol da confecção de produtos indispensáveis ao combate da pandemia de COVID-19.

Máscaras Solidárias

Formando uma significativa rede solidária que contou com apoio inicial de 20 voluntários e 80 doadores, a campanha MÁSCARAS SOLIDÁRIAS, entregou, em 30 dias, 1.500 máscaras de tecidos, 09 protetores faciais e 30 clips para máscaras, em comunidades de Salvador e Santo Amaro. Na capital, foram beneficiados moradores do bairro da Gamboa de baixo, Ladeira da Preguiça e da Conceição, Canabrava, Cajazeiras, além de pessoas em situação de rua no Centro da cidade e famílias assistidas pelo Movimento dos sem-teto da Bahia – MSTB. Em Santo Amaro, atendeu a famílias beneficiadas pela campanha Semeando Sorrisos, coordenada pela professora Giseli Assumpção, a grupos de mototaxistas e ainda ofertou máscaras para compor kits de merenda dos estudantes do campus Santo Amaro.

Na nova fase, a projeção é continuar atendendo aos compromissos já firmados e a outras comunidades em Santo Amaro, Salvador e São Francisco do Conde por intermédios de parcerias como prefeituras, igrejas e Terreiros de Candomblé. Nesta fase, a campanha conta também com a atuação do professor Marcus Vinicius Pascoal quem produzirá clips e protetores faciais, além dos técnicos Emiliano Gonçalves com o apoio logístico para compras de material e João Wanderley, no auxílio com a parte contábil. Juntos, os servidores do campus construíram um projeto encaminhado à Fundação Itaú, por meio da iniciativa Todos pela Saúde https://www.todospelasaude.org/.

A proposição do projeto é confeccionar máscaras de tecido para distribuição gratuita entre populações vulneráveis, informar sobre a doença e suas consequências bem como gerar renda para costureiras autônomas do município de Santo Amaro, localizado no Recôncavo Baiano, além de capacitar estudantes com curso de impressão 3D com a tecnologia FDM (Fused Deposition Modeling - Modelagem por Fusão e Deposição). Para tanto, o projeto prevê a aquisição de equipamentos e pagamento de bolsas para estudantes do campus.

Enquanto a avaliação da Fundação Itaú não é publicizada, o grupo segue divulgando a campanha e solicitando doações de materiais, serviços e recursos para distribuir mais 1.500 máscaras em tecidos, 100 protetores faciais e 200 clips em junho.

Para conhecer mais sobre a campanha acesse o instagram @mascaras.solidariass, curta as publicações e compartilhe em sua rede.

Acesse a galeria de fotos!