Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Amaro > Notícias-2025 > Rotas do Recôncavo conecta jovens de Santo Amaro ao audiovisual, arte e tecnologia
conteúdo

Rotas do Recôncavo conecta jovens de Santo Amaro ao audiovisual, arte e tecnologia

Audiovisual, tecnologia, memória e território. Esses são os pontos de partida do Rotas do Recôncavo, projeto de formação em audiovisual promovido pela associação Oxe Criações em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA Campus Santo Amaro e a Secretaria Municipal de Educação, que vem transformando a relação de jovens estudantes da cidade com a cultura e a expressão artística.
publicado: 03/04/2025 17h10, última modificação: 03/04/2025 18h49
Colaboradores: Ticiano Lima

Com um programa intenso de 88 horas certificadas, o projeto foi realizado como curso de formação inicial e continuada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA Campus Santo Amaro. Entre as atividades, foram oferecidas oficinas de fotografia, produção e edição audiovisual, incentivando o uso do audiovisual para explorar o cotidiano e as riquezas culturais do Recôncavo Baiano. Mais de 100 inscritos concorreram a vagas, das quais 30 estudantes participaram do processo formativo, e 15 tiveram seus trabalhos expostos em mostras realizadas ao longo do projeto. Além disso, profissionais da saúde da cidade também receberam formação, levando ferramentas audiovisuais para seus ambientes de atuação.

EXPLORANDO NARRATIVAS E PAISAGENS DO RECÔNCAVO

A primeira etapa da formação teve foco na fotografia, sob a orientação de Gal Meirelles, na qual os estudantes registraram pontos importantes do Recôncavo, como a feira de Santo Amaro, a Praça da Purificação, o rio Paraguaçu e a cidade de Cachoeira, fortalecendo a conexão entre território, história e identidade.

Na oficina de produção audiovisual, conduzida por Nino Gonçalves, os cursistas aprenderam sobre captação de imagem, iluminação, composição e sonorização. O passo seguinte foi transformar esses registros em narrativas marcantes na oficina de edição, ministrada por Sandro Venas.

 

Para expandir horizontes, a oficina de novas tecnologias nas artes, com Rodrigo Carvalho, apresentou aos estudantes experimentações com projeção mapeada, impressoras 3D e fotografia com tecnologia assistiva. A fotografia aérea também esteve presente, oferecendo a todos a chance de conhecer técnicas de captura com drone.

NAS ROTAS DE SANTO AMARO, CACHOEIRA E SALVADOR

As produções resultantes do projeto ganharam o público em três exibições especiais:

  • Mostra Cachoeira: integrada ao evento Diálogos Lítero-Musicais, em parceria com a Minerva Cachoeirana, a exposição no Hasen Bahia incluiu uma oficina itinerante de fotografia, na qual os jovens exploraram e registraram as ruas históricas da cidade. (Assista ao video da Mostra Cachoeira em: https://www.youtube.com/watch?v=L0sliK4BSBE&)

  • Mostra Salvador: Em colaboração com o Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_Bahia), foram expostas fotografias em alto-relevo, permitindo que pessoas com deficiência visual tivessem uma experiência tátil das imagens, acompanhadas de audiodescrição. A mostra também contou com um bate-papo sobre acessibilidade nas artes, mediado pelo jornalista Ednilson Sacramento. Durante a visita à capital, os estudantes também conheceram os laboratórios da Gráfica Objetiva, onde acompanharam o processo de impressão fotográfica, além de visitarem o Museu, conhecendo montagem de exposições fotográficas. (Assista ao video da Mostra Salvador em: https://www.youtube.com/watch?v=GdR_lUHrVM4&t=5s)

Rotas do Recôncavo - Foto de Maria Docarmo

  • Mostra Santo Amaro: Encerrando o projeto, a exibição ocorreu na Praça da Purificação, com uma oficina de expografia, ministrada por Kelvin Giovanni Barbosa. Foi um evento festivo com apresentações artísticas e musicais. Famílias, membros da gestão municipal e demais parceiros compareceram para prestigiar o talento dos jovens participantes. (Assista ao video da Mostra Santo Amaro em: https://www.youtube.com/watch?v=oyp4_V2OV0A&t=35s)

DESDOBRAMENTOS

A turma formada em três meses intensos de aula permaneceu bastante engajada e com vontade de continuar aprendendo, mesmo após o encerramento do projeto em dezembro de 2024. Como desdobramento, no dia 22 de março de 2025, foi realizada uma exposição na feira livre da cidade de Santo Amaro, local onde os estudantes fotografaram e gravaram as barracas de frutas, os feirantes e o entorno, durante as aulas práticas. Em meio a roda de capoeira que ocorre todos os sábados, foram entregues fotografias impressas aos trabalhadores da feira que foram fotografados pelos estudantes, além de expor outros trabalhos resultados das oficinas. 

TRAJETÓRIAS CONSTRUÍDAS

Ao final deste período de aprendizado, os estudantes relataram que, além de aprenderem técnicas audiovisuais, o projeto ampliou-lhes a visão sobre o mercado de trabalho e possibilidades futuras no setor audiovisual. A parceria com o IFBA também abriu portas para que muitos considerassem ingressar na instituição.

A difusão sobre o Rotas do Recôncavo foi abrangente, com ampla divulgação nas escolas da região, alcançando mais de 2.400 seguidores no perfil do Instagram da Oxe Criações (@oxe_criacoes), sendo compartilhada por perfis de arte e cultura como o IFBA Campus Santo Amaro (@ifba.sam), o Memórias do Mar (@memoriasdomar) e MAC Bahia (@mac_bahia), impactando aproximadamente 1.200 pessoas.

O Rotas do Recôncavo reafirmou a força do audiovisual como ferramenta de transformação social, identidade e documentação histórica, conectando novas gerações com suas raízes e projetando um futuro de novas possibilidades criativas.

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

 

 

registrado em: