Atividades científicas e culturais aproximam o IFBA campus Santo Amaro das comunidades pesqueiras na Baía de Todos os Santos (BTS)
Equipe de estudantes, egressos, docentes e técnicos inicia atividades de pesquisa e divulgação científica na comunidade de Acupe, distrito de Santo Amaro. O projeto Mãe Maré conta com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e da prefeitura Municipal de Santo Amaro, por meio da Lei de Incentivo nº 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo e consiste na documentação do trabalho feminino de mariscagem no município.
A equipe, coordenada pelo técnico de audiovisual, Emiliano Gonçalves, conta com o bolsista Erisson Santana Lobo (2º ano – EM), a articuladora de campo Yamara Erundino dos Santos (egressa do campus), a docente Gal Meirelles, os egressos do campus Lidiane Souza (UFBA), Kelvin Giovanni Barbosa (UFBA), Rodrigo Carvalho (UFBA) e Wellison Silva (UFRB) e estudantes de instituições parceiras, Sandro Venas (UFRB) e Gabriel Santana (UEFS). Foi recebida no Terreiro Ilê Axé Megi Cdi, cuja sacerdotisa Mãe Sereia de Ogum cedeu o espaço para, em 10 de março de 2024, realizar um grupo focal com algumas marisqueiras.
No encontro, estavam presentes cerca de 25 mulheres que participaram com manifestações sobre dificuldades e riscos de trabalho de coleta de moluscos como ostras, bebe-fumo, sururu, mapé, dentre outros. Destacaram ainda o enfrentamento da vida com as baixas remunerações aferidas com o processamento e as vendas de crustáceos como siris, caranguejos e aratus. Além do grupo focal com as marisqueiras, a equipe realizou incursões para gravar imagem na região da Salina, onde a comunidade coleta bebe-fumo e na coroa do Mangue Alto, onde extraem ostras.
Houve ainda tomadas de entrevistas e do processo de trabalho de cozimento, catagem, escamação e evisceração de peixes e as etapas de vendas. Além de gravar cenas de chegadas e saídas do porto que congrega muitos pescadores e compradores de produtos marinhos. A comunidade de Acupe possui cerca de 7.500 habitantes que têm na pesca e mariscagem a principal fonte de renda. Daí a equipe encampou o desafio de produzir um documentário tematiza dinâmicas, agências e práticas que referenciam e caracterizam a culinária no município de Santo Amaro, destacando a participação das mulheres negras como agentes de várias etapas da cadeia produtiva da pesca e da mariscagem.
As atividades estão no início. Ainda serão realizadas várias etapas como organização e catalogação do acervo fotográfico, separação e decupagem dos vídeos que serão montados para gerar um curta metragem documental e uma cartilha fotográfica sobre memória de pesca e mariscagem na Baía de Todos os Santos (BTS) e Recôncavo Baiano. Tão logo os produtos esteja finalizados, serão realizadas sessões de lançamento e divulgação em Acupe e em outras comunidades da região.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |