Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Amaro > Notas e Comunicados > Visita de campo do projeto Memórias do Mar: patrimônio e cidadania

Visita de campo do projeto Memórias do Mar: patrimônio e cidadania

publicado: 16/05/2019 18h15, última modificação: 16/05/2019 18h15
Colaboradores: Ticiano Lima

Aos 11 de maio de 2019, o Projeto Memórias do Mar: patrimônio e cidadania realizou a primeira das 3 visitas de campo programadas dentre as atividades de educação patrimonial promovidas pelo projeto. Mesmo sob fortes chuvas e com atraso na saída, a visita foi realizada com 30 participantes acompanhada pelos professores Caio Adan, Eneida Virgínia e Neivalda Oliveira.

Da Praça da Purificação, em Santo Amaro, o grupo de 30 integrantes, formado por estudantes de diversas instituições, docentes, pescadores, gestores e habitantes de Santo Amaro, Acupe, São Francisco do Conde e Saubara, seguiu para Museu Náutico da Bahia, no Farol da Barra, em Salvador. Ao chegar no Museu, o grupo foi dividido em dois subgrupos para que melhor acompanhassem o acervo náutico que constitui parte da memória da Baía de Todos os Santos (BTS). Houve exposição oral sobre a história da BTS, as mudanças na paisagem e os impactos socioambientais da ação humana na área que compreende a entrada da Baía.

Ainda do Museu Náutico, foi possível conhecer e entender a dinâmica oceanográfica da orla de Salvador, bem como os impactos da ação humana sobre o ambiente marinho através da exposição "Oceano Presente" construído pelo Departamento de Oceanografia, do Instituto de Geociência da UFBA. Além do museu, o grupo pode visitar a Casa de Yemanjá, a colônia de pescadores e antigo Mercado do Peixe no Rio Vermelho e ouvir explanações sobre festejos marítimos na Bahia e as antigas armações da pesca de baleia.

As próximas visitas serão aos 25 de maio e 08 de junho, respectivamente, em São Francisco no Conde e Acupe.

Confira as imagens da visita de campo na Galeria de Fotos do campus AQUI.