Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Amaro > Notas e Comunicados > Trabalho de alunos do campus Santo Amaro foi aprovado na 71ª Reunião Anual da SBPC

publicado: 07/06/2019 21h01, última modificação: 07/06/2019 21h01
Colaboradores: Ticiano Lima

O IFBA Campus Santo Amaro, através da Coordenação de Pesquisa, informa a toda comunidade que os alunos/autores: Ângelo M. da Cruz; Estefane de S. da Silva; Jecilma A. Lima; Luciana Argolo C. Alves e Rafael V. Oliveira, tiveram o trabalho com o título "Óleo de cozinha: um produto com retorno lucrativo para a comunidade santamarense" aprovado na 71ª Reunião Anual da SBPC, evento que ocorrerá nos dias 21 a 27 de Julho de 2019, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campo Grande/MS.

Este trabalho será apresentado pelo estudante Ângelo Morais da Cruz, e abaixo o resumo do trabalho:

"O processo da fabricação de sabão por meio do óleo comestível é uma ideia que vem crescendo e gerando lucro a quem o fabrica, porque é desenvolvido através de uma fonte de uso quase diário que, unido à soda cáustica e um processo de maturação de alguns dias, torna-se um sabão de boa qualidade, tendo serventia na lavagem de louças, roupas e outras atividades domésticas.
São necessárias técnicas para a preparação do óleo, como por exemplo, a filtragem do mesmo obtém uma resposta fiel no término da fabricação. Santo Amaro, uma cidade localizada no recôncavo da Bahia, tem um fluente comércio informal, um ambiente propício para comercializar o produto final, uma vez que fabricado de forma correta pode ser usado para fins pessoais ou comerciais. Um dos principais objetivos do projeto, além de preservação da natureza, é participação da comunidade no âmbito escolar e a orientação da população na possibilidade de gerar renda de uma forma sustentável e de baixo custo."

Confira a carta de aprovação AQUI.

Para saber mais sobre a 71ª Reunião Anual da SBPC, acesse o link http://ra.sbpcnet.org.br/campogrande/