Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Amaro > Notas e Comunicados > Lançamento do projeto Memórias do Mar: patrimônio e cidadania

Lançamento do projeto Memórias do Mar: patrimônio e cidadania

publicado: 12/12/2018 19h57, última modificação: 13/12/2018 16h35
Colaboradores: Ticiano Lima

Na sexta, dia 14 de dezembro de 2018, das 14h às 16h, será lançando o projeto Memórias do Mar: patrimônio e cidadania. Trata-se de um projeto interinstitucional que envolve a Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS e o IFBA Campus Santo Amaro e conta com aporte financeiro do PROEXT/MEC via edital 2013.

As ações situam-se prioritariamente no campo da educação patrimonial e destinam-se a estimular a troca de saberes entre universidade e sociedade sobre o patrimônio, possibilitando o reconhecimento, sob este viés, do lugar vivido e dos saberes e fazeres ali existentes. Para alcançar tais objetivos, o projeto atenderá estudantes de ensino médio com cursos na área de fotografia e vídeo, com vistas a que documentem os patrimônios cultural (material e imaterial) e natural do Recôncavo e da Baía de Todos os Santos. Além dos cursos, os estudantes participarão de rodas de conversa, mostra de vídeos e exposições de fotografias de modo a contribuir para o registro e preservação do patrimônio cultural e natural dessas comunidades, bem como estimular a propositura de ações sustentáveis que tomem o patrimônio instrumento de promoção da cidadania e do desenvolvimento local.

A primeira roda de conversa contará com a presença do antropólogo Breno Trindade da Silva, que discutirá sobre como o Samba de Roda – para além das performances e da folclorização – remonta a uma linguagem criadora de mundos, tornando-se um forma de conhecimento para as comunidades onde é apresentado.

Após a palestra, será realizada inscrição para aqueles que desejarem participar do projeto que é aberto para estudantes do IFBA e comunidade externa.

Confira o cartaz do projeto Memórias do Mar: patrimônio e cidadania.