Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Amaro > Notas e Comunicados > 2ª Visita de campo do projeto Memórias do Mar: patrimônio e cidadania
conteúdo

2ª Visita de campo do projeto Memórias do Mar: patrimônio e cidadania

publicado: 03/06/2019 01h19, última modificação: 10/06/2019 21h51
Colaboradores: Ticiano Lima

No último sábado, 25 de maio, ocorreu a segunda visita técnica do projeto Memórias do Mar: patrimônio e cidadania. A atividade ocorreu em duas localidades do Município de São Francisco do Conde. O grupo, formado por 30 pessoas, saiu de Santo Amaro por volta das 8h30 e chegou a São Francisco às 9h30.

No distrito de Monte Recôncavo, os integrantes do curso realizaram uma visita à Igreja de Nossa Senhora do Monte, onde o historiador Caio Adan e o biólogo Davi Codes, auxiliados por Carlos Roberto Rosário (Tinho de Roxinho), subgerente da gestão de patrimônio da secretaria da cultura de São Francisco do Conde, que é filho de um dos mais antigos moradores e hoje estudante da UNILAB, provocaram reflexões sobre o papel do Estado e das comunidades na conservação e difusão da história, da cultura, dos patrimônios do município e demais aspectos relacionados a Baía de Todos os Santos (BTS). Durante a atividade, puderam contemplar zonas estuarinas da BTS de um dos pontos mais altos da região.

Por volta de meio-dia, o grupo se deslocou para o distrito de Dom João, onde foram recebidos pelos Mestres Cocada e Zé do Guaiamum. A atividade se iniciou com a palestra de Mestre Cocada sobre a pesca de baiacu, na qual se especializou desde a adolescência e suas atividades como um produtor de cocadas, vendidas e sob encomenda para vários estados e países. O grupo pode aprender como se trata o baiacu e provar uma deliciosa moqueca preparada pelo mestre. Após o almoço, foi a vez da palestra de mestre Zé do Guaiamum que é especializado não apenas na pesca e venda desse crustáceo, mantém um berçário para reprodução bem como sistemas de engorda de animais antes de comercializá-los in natura ou preparar deliciosos escaldados para os vários clientes que o procuram.

Confira na galeria de fotos as visitas de campo AQUI

Nas próximas semanas, até 13 de junho, haverá palestra no Museu do Recolhimento dos Humildes e a próxima saída de campo será aos 08 de junho, para a comunidade de Acupe - Santo Amaro.

registrado em: