
PROCESSO SELETIVO DE PROJETOS DESTINADOS AO ATENDIMENTO DOS PROGRAMAS UNIVERSAIS E COMPLEMENTARES DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA, CAMPUS SANTO AMARO
CGAE - EDITAL Nº 08/2024
PROGRAMAS UNIVERSAIS E COMPLEMENTARES
O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus de Santo Amaro, no uso de suas atribuições legais, por intermédio da Comissão de Gestão da Assistência Estudantil para viabilização das ações previstas nos Programas Universais e Complementares da Política de Assistência Estudantil, instituída pela Portaria Nº Portaria nº 23 de 04 de abril de 2024, faz saber aos servidores e estudantes deste Campus, que estão abertas as inscrições para seleção e acompanhamento de projetos que serão submetidos aos Programas Universais e Complementares da Política de Assistência Estudantil/2024, observando-se os critérios descritos abaixo, referendados pela Política de Assistência Estudantil do IFBA e seu Documento Normativo (Resolução CONSUP nº 25 de 23 de Maio de 2016), ambos disponíveis no site institucional.
Os projetos deverão ser elaborados por técnicos e docentes efetivos estritamente em conformidade com as modalidades de que se constituem os Programas Universais e Complementares e serão contemplados no máximo dois projetos por proponente, desde que os projetos estejam vinculados a segmentos distintos de atuação institucional, a saber: o ensino, a pesquisa e a extensão.
PUBLICAÇÕES - 2024
PROGRAMAS UNIVERSAIS
Destinam-se a todo e qualquer estudante regularmente matriculado no IFBA, sem critérios de seleção socioeconômica ou meritocrática.
Classificam-se nas seguintes categorias:
I. Programa de Educação para Diversidade
II. Programa de apoio a pessoas com necessidades educativas específicas
III. Programa de assistência à saúde
IV. Programa de acompanhamento psicológico
V. Programa de acompanhamento pedagógico
VI. Programa de incentivo à educação física e lazer
VII. Programa de incentivo à educação artística e cultural
VIII. Programa de incentivo à formação cidadã
IX. Programas de assistência a viagens
X. Programa de acompanhamento social
PROGRAMAS COMPLEMENTARES
Consiste em desenvolver ações específicas nas quais a participação dos estudantes deverá estar condicionada a questões socioeconômicas e/ou meritocracias.
A vulnerabilidade socioeconômica será considerada apenas para o critério de desempate.
Os recursos financeiros dos programas complementares são destinados aos estudantes que mais necessitem de custeio total ou parcial para viagens em programas de mobilidade acadêmica nacional e internacional, auxílio para iniciação científica e tecnológicaou auxílio para atuação em monitoria de disciplinas específicas ou projetos de extensão relacionados ao ensino.
I. Programa de mobilidade acadêmica
II. Programa Institucional de iniciação científica e tecnológica
III. Programa de monitoria
EDITAL E RETIFICAÇÕES
- EDITAL 08/2023 - CGAE - Processo Seletivo de Projetos destinados ao Atendimento dos Programas Universais e Complementares da Política de Assistência Estudantil do IFBA Campus Santo Amaro
- RETIFICAÇÃO Nº 01 - EDITAL 08/2023 - CGAE - Processo Seletivo de Projetos destinados ao Atendimento dos Programas Universais e Complementares da Política de Assistência Estudantil do IFBA Campus Santo Amaro
APÊNDICES E ANEXOS
- APÊNDICE A - Cronograma
- APÊNDICE A - Cronograma Retificado
- APÊNDICE B - Esboço do Projeto e Modelo do Projeto
- ANEXO I - Relatório Parcial de Bolsista
- ANEXO II - Relatório Final de Bolsista
- ANEXO III - Relatório Parcial de Coordenação
- ANEXO IV - Relatório Final de Coordenação
- ANEXO V - Termo de Responsabilidade do Orientador
- ANEXO VI - Termo de Responsabilidade do Bolsista
- ANEXO VII - Formulário de Interposição de Recurso
- ANEXO VIII - Plano de Comunicação do Projeto
CRONOGRAMA

OBSERVAÇÃO: O cronograma poderá sofrer alterações conforme a demanda apresentada nas etapas.
