conteúdo

O Campus

por DGCOM publicado 07/03/2017 10h52, última modificação 13/09/2019 20h17

Depois de grandes expectativas e da luta dos poderes públicos locais, dos grupos organizados, das instituições e da comunidade em geral, na Cidade de Santo Amaro, nasce o CEFET-BA Unidade de Ensino de Santo Amaro, inaugurado no dia 25 de setembro de 2006. Hoje, por força da lei 11.892/2008 passa a ser chamado IFBA Campus Santo Amaro.

O Campus Santo Amaro foi criado pelo governo federal sendo fruto do programa de expansão e melhoria da educação profissional, no intuito de ampliar o acesso à educação pública e de qualidade da população residente no interior da Bahia, tornando-se um pólo de tecnologia capaz de atrair novos investimentos e ampliar o grau de desenvolvimento da região.

Oferecendo os cursos de Tecnologia da Informação e Eletromecânica na modalidade subsequente, a unidade iniciou atendendo 160 alunos apenas no turno vespertino e contando com apenas 04 (quatro) professores e 06 (seis) técnicos-administrativos, além da precária infra-estrutura.

No ano seguinte (2007), a unidade triplicou o número de alunos e passou a funcionar nos três turnos (matutino, vespertino e noturno), abrangendo também a modalidade integrada. Hoje, com novos cursos: Segurança do Trabalho na modalidade proeja e Licenciatura da Computação na modalidade superior, atendemos 702 alunos e contamos com a colaboração de 97 servidores efetivos (docentes e técnicos-administrativos), 5 docentes substitutos, 2 estagiários e uma equipe de terceirizados.

Caminhamos em busca da consolidação da escola e do reconhecimento da população santamarense sobre a importância de ter na cidade uma Instituição Federal com a experiência em educação que é desenvolvida pelo IFBA a mais de um século de existência.

O nosso compromisso é educar para a cidadania, o que implica na realização de processos formativos, acima de tudo de caráter humanístico, que reconheçam o fazer estético, ético, político e inventivo do ser humano, suas relações com o mundo, com o outro e consigo mesmo.

Campus Santo Amaro - Mapa

 

registrado em: Campus Santo Amaro