Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Labprosaud tem acreditação renovada pelo Inmetro

Labprosaud tem acreditação renovada pelo Inmetro

por Jamile Teixeira publicado: 09/06/2020 17h51, última modificação: 09/06/2020 18h08

O Laboratório de Ensaios de Produtos para a Saúde (Labprosaud) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) teve, recentemente, a acreditação de seu escopo de ensaios e calibrações renovada pela Coordenação Geral de Acreditação (CgCre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) que reavaliou processos e sistemas de qualidade.

O professor e coordenador do laboratório, Marcus Vinícius Navarro, explica que “desde a nossa acreditação inicial, somos o único laboratório acreditado com esse escopo e o único da América Latina autorizado a utilizar o selo da ILAC - International Laboratory Accreditation Cooperation, no escopo que temos”. Com o selo da ILAC, a certificação de calibração e os relatórios de ensaios possuem validade internacional.

Navarro valoriza os anos de estudos, pesquisas e cooperações técnicas para aprovar o projeto pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e, assim, implantar o laboratório: “Especificamente o Labprosaud, foi iniciado por encomenda vertical do Ministério da Saúde (MS), através de convênio para execução do projeto com a Finep, com objetivo de implantar no país um laboratório destinado à realização de pesquisa, ensaios e calibrações específicos da área do radiodiagnóstico”. Para o docente, a iniciativa do MS “foi de fundamental importância para a segurança e qualidade do atendimento à saúde prestado à população, bem como para a produção industrial brasileira, que passou a não mais necessitar utilizar laboratórios fora do Brasil”.

O laboratório atua com pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos para realizar os ensaios previstos nas normas referentes aos dispositivos de proteção contra raios X e na norma que define os requisitos de segurança e desempenho para luminárias cirúrgicas e diagnósticas. “Para nós professores, pesquisadores, estagiários e colaboradores, o Labprosaud/ IFBA é a materialização do fruto de um trabalho iniciado há mais de 20 anos com o Núcleo de Tecnologia em Saúde (NTS) do Campus Salvador [do IFBA].”

O Labprosaud está presente em clínicas e hospitais de todo o país. Isso porque é o único laboratório que realiza a calibração de medidores de radiação utilizados em radiodiagnóstico, sendo responsável pela confiança metrológica das medidas de controle de qualidade realizadas em equipamentos de mamografia, tomografia, radiografia médica e odontológica e fluoroscopia no Brasil. Além de contribuir para o bom funcionamento desses equipamentos, também é o único laboratório acreditado para realizar ensaios em protetores contra radiação ionizantes: os aventais plumbíferos, aqueles usados em salas de raio X para proteger pacientes, acompanhantes e profissionais.

Hoje, o NTS, o Labprosaud, o Laboratório de Física Radiológica (Lafir), o Laboratório de Engenharia Clínica (LEC) e o Grupo de Pesquisa Avaliação e Gerenciamento de Riscos e Tecnologias em Saúde do IFBA tem assumido importante protagonismo no campo do gerenciamento de riscos à saúde e avaliação de equipamentos médicos no Brasil. Com relação ao ensino e a pesquisa, o Labprosaud tem possibilitado estágios, visitas técnicas, publicações de artigos e registros de patentes a professores e estudantes.

Vinculado ao campus Salvador do Instituto, o laboratório fica localizado no Parque Tecnológico da Bahia.