Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Institucional > O Campus > Apresentação
conteúdo

Apresentação

por Andréa Costa publicado 19/09/2018 18h05, última modificação 26/09/2024 15h18

O campus Salvador é uma das unidades acadêmicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), instituição pública de ensino criada a partir da transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet-BA), através da Lei nº 11.892.

Com presença singular na capital baiana há mais de 100 anos, tendo também um núcleo avançado na cidade de Salinas da Margarida, o campus oferece, gratuitamente, educação profissional em diferentes níveis - do técnico ao superior -, incluindo cursos integrados ao ensino médio, subsequentes, educação de jovens e adultos (Proeja), bacharelado, engenharias, licenciaturas, graduações tecnológicas e especializações.

Em Salvador, o IFBA possui, ainda, projetos de pesquisa e extensão. Já em Salinas, há programas de formação inicial e continuada, como o Certific, para reconhecimento de saberes.

Onde estamos:

 - Campus Salvador - Rua Emídio dos Santos, s/n, Barbalho, Salvador-BA, CEP 40301-015 

Fones: +55-71-2102-9400/ 9401 

 - Centro de Referência de Salinas da Margarida - Largo da Vaidade, s/n, Base - Salinas da Margarida-BA

 

Histórico

O campus Salvador surge como a primeira sede da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, na Bahia, criada em 1909, e instituída no ano seguinte, com o nome de Escola de Aprendizes Artífices.

A Escola, que funcionava, provisoriamente, no Centro Operário da Bahia, localizado no bairro do Pelourinho, foi transferida, posteriormente, para o Largo dos Aflitos, com a oferta de cursos e oficinas de alfaiataria, encadernação, ferraria, sapataria e marcenaria. Após dezesseis anos, em 1926, com a mudança para o bairro do Barbalho, a Escola passou a contar, também, com oficinas nas áreas de artes gráficas e decorativas.

Ao longo de mais de 100 anos de história, a instituição recebeu outras nomenclaturas, como: Liceu Industrial de Salvador, em 1937; Escola Técnica de Salvador (ETS), em 1942; Escola Técnica Federal da Bahia (ETF-BA), em 1965, e, a partir de 1993, Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet-BA), resultado da fusão entre o Centro de Educação Tecnológica da Bahia (Centec) e a ETFBA.

Em 1994, com a criação das Unidades de Ensino Descentralizadas (Uneds), no interior do estado, o campus Salvador passou a ser a sede do Cefet-BA. No decorrer dos anos, as Uneds foram chamadas de Unidades de Ensino, e a sede, por sua vez, transformou-se em Unidade de Ensino de Salvador.

Finalmente, em 2008, após a aprovação da Lei Federal nº 11.892, o Cefet-BA tornou-se Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e cada uma das unidades de ensino ganhou a denominação de campus. Até meados de 2010, as instalações da Reitoria estavam situadas no campus Salvador, quando houve a divisão, em que os setores da Reitoria foram transferidos para o bairro do Canela.