Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Extensão > Projetos > Sinalário de eletrônica
conteúdo

APRESENTAÇÃO

No ano letivo de 2016, o primeiro aluno Surdo do curso Técnico Integrado de Eletrônica – IFBA /Campus Salvador formou-se. Durante seus quatro anos na instituição, um trabalho árduo foi desenvolvido com o intuito de encontrar vocabulário técnico em Libras relacionado ao Curso de Eletrônica a fim de garantir seu aprendizado. Mais cinco alunos encontravam-se, na época, no mesmo curso técnico.

Percebendo a possibilidade de todo aquele vocabulário se perder com a conclusão do curso por este aluno, buscou-se reunir uma equipe composta por professores, intérpretes de Libras, um técnico em Eletrônica proficiente em Libras, quatro discentes Surdos, um discente ouvinte e um ex-aluno Surdo para elaboração do Sinalário (registro de sinais) Técnico em Libras – Eletrônica como ferramenta de apoio para os alunos e os profissionais que trabalham com os educandos Surdos. Por esse motivo, o Sinalário técnico em Libras – Eletrônica promove a quebra de barreiras educacionais e atitudinais, criando na instituição a “cultura da educação para a convivência e aceitação da diversidade sociolinguística”.

Importa frisar que este projeto está de acordo com o PDI do instituto, que atesta que é função social da instituição:

"Formar o cidadão histórico-crítico em todos os níveis e modalidades de ensino da educação profissional, fundamentado nos valores humanos da igualdade, solidariedade, ética competente e atuante solidário no mundo do trabalho, gestor do seu conhecimento, sobretudo na áreas da sua atuação profissional" (BRASIL, 2009, p. 17).

Esta produção, orientada por profissionais e desenvolvida pelos alunos, obedeceu quatro momentos distintos: 1) Sistematização; 2) Eleição dos sinais a serem catalogados; 3) Criação dos Sinais para termos específicos; e 4) Filmagens e desenhos para rascunhos e efetivação do projeto.

A verdadeira inclusão educacional respeita e valoriza a diversidade sociolinguística e acredita na eficácia e eficiência do sujeito surdo no mercado de trabalho, abrindo novos caminhos, valorizando o indivíduo pela sua essência e potencialidade. Por isso, congratula-se a iniciativa da Equipe pela garra e comprometimento na execução do projeto, “pois a cada língua aprendida, descobrimos um novo mundo”.

RESULTADOS