Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Evento online discute expectativas dos estudantes relacionadas ao mundo do trabalho
conteúdo

Evento online discute expectativas dos estudantes relacionadas ao mundo do trabalho

publicado: 30/08/2021 11h25, última modificação: 30/08/2021 12h04

Para discutir, a partir de experiências compartilhadas, as possibilidades de caminhos profissionais que poderão ser escolhidos por estudantes como opção de ingresso no mundo do trabalho, o campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) vai realizar hoje (30), às 18h, com transmissão pelo canal Comunicação SSA IFBA no YouTube, a live “Expectativas estudantis frente ao mundo do trabalho: por onde seguir? Organização, empreendedorismo ou ciência?”.

A programação vai contar com Ana Sampaio, estudante do curso técnico em química e estagiária da Braskem que junto com o professor orientador Paulo Daniel vão compartilhar as vivências e os aprendizados do caminhar profissional na direção do universo das organizações. Matheus Bahia, estudante de engenharia industrial mecânica e integrante da Bisnez, uma equipe multidisciplinar que está empreendendo o desenvolvimento de uma rede social voltada à empreendedores também vai participar da live junto com o professor orientador Renato Novais. Outra participante será a estudante do Mestrado Profissional em Engenharia de Sistemas e Produtos, Tamires Pereira que hoje integra a equipe de bolsistas do Polo de Inovação Salvador.

A transmissão também vai contar com a presença do diretor-geral do campus Salvador, Ives Lima, da pedagoga do campus Edilene David e do coordenador de Estágio e Egressos da Diretoria de Extensão e Relações Comunitárias (Direc), Luiz Machado. A mediação será da diretora de extensão e relações comunitárias do campus, Ana Paula Cordeiro.  

Segundo Ana Paula, o campus tem buscado preparar os estudantes para ter sucesso nos três caminhos através do ensino de excelência e as possibilidades diversas de vivências em projetos de ensino, pesquisa e extensão, com um corpo técnico docente altamente qualificado. Ela cita que, para aumentar a inserção dos estudantes em vagas de estágio em Salvador, a Direc tem firmado vários convênios com agentes de integração como Ânima, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), e diretamente com organizações, instituições e órgãos públicos. Em relação ao empreendedorismo, a gestora lembra que existem “diversas iniciativas dentro do campus, tanto ligadas a programas institucionais, a exemplo do Hotel de Projetos Tecnológicos do IFBA, quanto a submissões de projetos na área de empreendedorismo a editais de fomento pelos docentes”.

A live é uma das ações da Direc em homenagem ao dia do estagiário, celebrado no mês de agosto. Neste mês, além do evento online, a diretoria promoveu também duas campanhas: uma educativa e outra comemorativa sobre a prática do estágio. 

Por Henrique Soares e Jamile Teixeira