Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Ensino > Cursos > Técnico > Integrado > MECÂNICA
conteúdo

TÉCNICO EM MECÂNICA INTEGRADO - Campus Salvador

Ficha técnica do curso
FormaIntegrada
Turno1º e 2º ano: matutino e vespertino/3º ano: vespertino e noturno
Duração03 anos
Carga Horária3.360 horas
Regime seriadoAnual
ModalidadePresencial
Forma de ingressoProcesso seletivo IFBA                                                  
Oferta de Vagas120 vagas
Resolução CONSUP / CONSEPEResolução nº 112 de 12 de agosto de 2014, do Conselho Superior/IFBA, amparada na Lei Federal nº 11.892  de 29/12/2008.                              


Eventos

There was an error while rendering this tile

Perfil do curso

O curso Técnico em Mecânica foi criado em 1969 e, com base na grade curricular e no perfil do corpo docente, este curso tem o objetivo de formar e capacitar profissionais críticos qualificados, com capacidade de desenvolver habilidades e construir competências, sem desconsiderar suas aptidões, para o mundo do trabalho com consciência crítica, atuando como mantenedor, empreendedor, gerenciando e executando projetos e montagens mecânicas em empresas e indústrias do ramo têxtil, petroquímicas, de petróleo, farmacêutica, de bebidas, automotivas, dentre outras. Oferece ao aluno condições de desenvolvimento dos princípios científicos e tecnológicos da educação profissional, relacionando teoria e prática nas diversas áreas de conhecimento, para suportar a construção das bases tecnológicas específicas da habilitação profissional proposta. 

Perfil do futuro profissional (egresso)

O perfil do egresso do Curso Técnico em Mecânica na forma integrada ao Ensino Médio do Campus de Salvador reflete uma proposta de educação baseada na concepção de uma sólida articulação entre a Educação Básica e a Educação Profissional. Nesse sentido, formar profissionalmente não significa exclusivamente preparar para o exercício do trabalho, mas sim proporcionar a compreensão das dinâmicas socio-produtivas das sociedades contemporâneas, com as suas conquistas e os seus revezes, e também habilitar as pessoas para o exercício autônomo e crítico de profissões, sem esgotá-las nunca.

A partir disso, o perfil do egresso do Curso Técnico em Mecânica na forma integrada ao Ensino Médio é um profissional cidadão que possui uma sólida formação integrada, abrangendo os domínios das técnicas, tecnologias e dos conhecimentos científicos inerentes de modo a permitir sua inserção no mundo do trabalho, de acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos. Esse profissional é capaz de continuar aprendendo, adaptando-se com flexibilidade às novas condições de ocupações ou aperfeiçoamentos posteriores, produzir novos conhecimentos e inserir-se como sujeito na vida social, política e cultural, de forma ativa, participativa e solidária, consciente de seu papel de cidadão.

Habilidades do profissional

Áreas de atuação

  • O técnico em mecânica atua auxiliando os engenheiros de manutenção mecânica, no planejamento da manutenção de inspeção e de produção, nas indústrias automobilísticas, naval, química, petroquímica, de petróleo, alimentícia, metalúrgica, papel e celulose, de montagem e prestadoras de serviços de manutenção.
  • Identificar, classificar e caracterizar os materiais aplicados na construção de componentes, máquinas e instalações mecânicas através de técnicas e métodos de ensaios mecânicos; Dominar os princípios científicos e tecnológicos a serem aplicados na manutenção mecânica de máquinas, equipamentos e instalações mecânicas.

  • O Técnico em Mecânica elabora projetos de produtos, ferramentas, controle de qualidade, controle de processos e manutenção relacionados à máquinas e equipamentos mecânicos. Planeja, aplica e controla procedimentos de instalação, de manutenção e inspeção mecânica de máquinas e equipamentos. Opera equipamentos de usinagem. Aplica procedimentos de soldagem. Realiza interpretação de desenho técnico. Controla processos de fabricação. Aplica técnicas de medição e ensaios. Especifica materiais para construção mecânica.

Áreas de estudo

  • Fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos. Atividades de manutenção de qualquer indústria. Indústria aeroespacial. Indústria automobilística. Indústria metalmecânica em geral. Indústria e bebidas, termoelétricas e siderúrgicas.

Habilidades Esperadas:

O técnico em manutenção mecânica industrial planeja a manutenção e o desempenho de equipamentos; acompanha montagem e instalações de máquinas em plantas industriais; interpreta, especifica e supervisiona ensaios dinâmicos, mecânicos e tecnológicos em equipamentos; controla processos de fabricação. 

As atividades executadas, dentre outras, preveem: planejamento de manutenção de equipamentos e unidades            industriais; orçamento de serviços e materiais para manutenção; interpretação e/ou supervisão de serviços de manutenção industrial e de ensaios dinâmicos, mecânicos e tecnológicos em máquinas ou equipamentos; acompanhamento da montagem e de instalações de equipamentos e máquinas em plantas industriais; acompanhamento do desempenho de equipamentos e máquinas em operações e/ou em paradas de plantas industriais.

Competências/Habilidades:

"Resolução de Problemas: Identificar, formular e resolver problemas relacionados à mecânica; manter atitude proativa em busca de soluções e alternativas.
Visão Integrada: Considerar os aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais envolvidos no exercício de sua atividade, em atendimento às demandas da sociedade.
Ética e Responsabilidade: Abordar as situações e os desafios associados a sua atuação com os conhecimentos e aparatos técnicos de que dispõe, sem prejuízo dos valores éticos e humanísticos envolvidos; observar as normas técnicas de segurança, qualidade, produtividade, higiene e preservação ambiental aplicáveis ao seu trabalho.
Aprendizagem Continuada e Atualização: Agregar novos conhecimentos a formação obtida através do Curso Técnico em Mecânica e aperfeiçoamento.
Desenvolvimento e Inovação: Identificar oportunidades para novos produtos e serviços técnicos; conceber e desenvolver novas tecnologias.
Liderança: Exercer atividades de supervisão, coordenação, orientação e responsabilidade técnica.
Trabalho em Equipe e Comunicação: Articular-se eficientemente com colegas para execução de trabalhos em equipe; comunicar-se adequadamente com seus pares, nas formas escrita e oral.
Equipamentos e Sistemas: Atuar no projeto, instalação, comissionamento, operação e manutenção de equipamentos industriais."

Matriz curricular

  • Matriz curricular por ano
  • Lista de docentes
  • Fluxograma (linkado)
  • Ementas 

Laboratórios


1. Laboratório de Refrigeração
2. Laboratório de Moagem de Alta Energia – MAE
3. Laboratório Difração de Raio X
4. Laboratório de Caracterização de Materiais
5. Laboratório de Produção Mecânica
6. Laboratório de Máquinas Operatrizes Universais
7. Laboratório de Comando Numérico Computadorizado – CNC
8. Laboratório de Metalografia
9. Laboratório de Ensaios Destrutivos
10. Laboratório de Fornos
11. Laboratório de Metrologia
12. Laboratório de Ensaios Não Destrutivos
13. Laboratório de Informática
14. Laboratórios de Automação Pneumática e Hidráulica
15. Oficina de Conformação Mecânica
16. Oficina de Soldagem

 

Representações estudantis

  • Nome da Empresa Junior (link)

Tel: xx (se houver)
E-mail: mail@ (se houver)

  • Nome do Grêmio Estudantil (link)

Tel: xx (se houver)
E-mail: mail@ (se houver)

Orgãos Representativos

  • Conselho Federal dos Técnicos Industriais
Endereço:

SCS, Quadra 02, Bloco D, Ed. Oscar Niemeyer, 9º Andar

CEP 70.316-900 - Brasília/DF

E-mail: cft@cft.org.br

Central de atendimento ao Técnico: 0800 016 1515

 

  • Conselho Regional dos Técnicos Industriais da Bahia

Endereço:

Avenida Luís Vianna, 13223 - Hangar Business Park, Sala 210 e 211

Torre 3 - São Cristovão, Salvador - BA, CEP: 41500300

Central de Atendimento ao Técnico: (71) 3901-1600

E-mail: atendimento@crtba.org.br

Publicações

  • TCC - Trabalhos de conclusão de curso
  • Monografias
  • Artigos
  • Publicações
  • Livros

Pesquisa Extensão Inovação

  • O objetivo é instituir no IFBA a realização de pesquisas para fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão no curso Técnico em Mecânica.  

    Pesquisadores líderes:

    Moacir Bispo Ramos - moacirbispo@ifba.edu.br

    Raimundo Jorge Santos Paranhos - rparanhos@ifba.edu.br

    Marcos César Domingos Ferreira – marcoscesar@ifba.edu.br

     

Contatos

Chefe do Departamento: Moacir Bispo Ramos

Formação/Titulação: Doutor em Engenharia Mecânica
Contato: (71) 2102-9480 / 9481
E-mail: moacirbispo@ifba.edu.br

 

Coordenador do Curso: Marcos César Domingos Ferreira

Formação/Titulação: Mestrando em Gestão e Tecnologias

Aplicadas a Educação

Contato: (71) 2102-9480 / 9481
E-mail: marcoscesar@ifba.edu.br


Secretaria: Maria Gildivane Soares da Silva

Contato: (71) 2102-9480 / 9481
E-mail: mecanica@ifba.edu.br
Funcionamento: 07h às 22h de seg a sex

                              07h às 12h, sábado

IFBA - Campus Salvador | Rua Emídio dos Santos, s/n - Barbalho, Salvador - BA, 40301-015
Copyright © 2018 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA. Todos os direitos reservados.