TÉCNICO EM SANEAMENTO INTEGRADO - Campus Salvador
Ficha técnica do curso | |
Integrado (Proeja/Eja) | |
Forma | Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adulto Noturno |
Turno | Noturno |
Duração | 3,5 anos /7 meses |
Carga Horária | 2.553 horas |
Regime seriado | Semestral |
Modalidade | Presencial |
Forma de ingresso | Processo seletivo - Seleção Diferenciada PROEJA |
Oferta de Vagas | 60 vagas |
Resolução CONSUP / CONSEPE | Portaria xxxx/xxxx |
Eventos
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Perfil do curso
O Curso Técnico de Nível Médio em Saneamento, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) está inserido no Eixo Tecnológico de Infraestrutura (BRASIL, 2014) e será ofertado na forma de articulação curricular subsequente.
O Curso possui carga horária total de 2.553 horas, sendo ofertado no turno noturno, de 2ª feira a 6ª feira com atividades obrigatórias aos sábados no turno matutino, inserido no Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA (que objetiva a elevação da escolaridade e a formação profissional, contribuindo para a expansão das possibilidades de inserção no mundo do trabalho). Sua forma de oferta é presencial.
Objetivos do Curso
Geral
Formar técnicos, fornecendo-lhes uma base de conhecimentos científicos e tecnológicos, possibilitando-lhes desenvolver competências e habilidades que os capacitem a atuar no processo produtivo da área de saneamento básico e ambiental no meio urbano.
Específicos
• Preparar técnicos capazes de elaborar projetos, planos, politicas, e coordenar atividades de execução, manutenção e fiscalização de obras de saneamento básico urbano, sustentabilidade e meio ambiente.
• Estimular uma atuação proativa dos técnicos, buscando soluções adequadas aos problemas urbanos no âmbito do saneamento, agindo de forma crítica e consciente.
• Desenvolver competências empreendedoras possibilitando ao técnico a atuação como profissional autônomo.
• Desenvolver a cidadania e consciência crítica dos discentes, possibilitando-os atuar de forma responsável, assumindo seu papel relevante na sociedade brasileira.
• Desenvolver conhecimento na área de relações humanas para atuação mais eficiente do técnico nas empresas.
• Assegurar a jovens e adultos, com trajetória escolar descontínua, oportunidade de acesso à educação formal possibilitando uma formação profissional técnica de nível médio, e permitindo o prosseguimento dos estudos em nível superior a partir da conclusão do ensino médio.
Forma de Acesso
O ingresso ao Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Saneamento far-se-á mediante processo seletivo diferenciado, em atendimento à legislação vigente, no qual deverão ser aprovados trinta candidatos por semestre letivo para o turno noturno. Para ingresso no curso, considerando tratar-se de um curso na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, é exigida a conclusão do Ensino Fundamental e a idade mínima de 18 anos. O processo de seleção, de caráter eliminatório e classificatório, se caracteriza por uma abordagem interdisciplinar realizado através de três etapas:
1. A primeira etapa se constitui em uma palestra abordando temas relacionados à formação, estrutura e especificidades técnicas e institucionais do curso.
2. A segunda é composta pela Redação, cuja avaliação considera: o tratamento do tema de forma pessoal (Conteúdo); a sequência lógica, estrutura do parágrafo e expressividade; adequação do vocabulário (Estrutura); a ortografia, acentuação, concordância, pontuação e regência (Correção de linguagem); a colocação de parágrafos e de margens (Organização gráfica).
3. A terceira se configura em um questionário socioeconômico, delimitando o perfil do ingresso.
Perfil do Pessola Docente e Técnico Envolvido no Curso
O IFBA e o Departamento Acadêmico de Construção Civil possuem um corpo docente e apoio técnico especializado e apoio administrativo. Os professores do DACCIVIL possuem com formação em Arquitetura, Engenharias Agronômica, Agrimensura, Civil e Sanitária e Licenciatura em Construção Civil. São Especialistas, Mestres e Doutores, que poderão ministrar aulas no curso de Saneamento. Sendo que um deles quem coordenará o curso.
Os demais professores e profissionais pertencem aos departamentos acadêmicos e diretorias do Campus. Ministrarão aulas e darão suporte pedagógico e administrativo ao curso. O Quadro a seguir apresenta este quantitativo.
Corpo Docente e Apoio Técnico ao Curso de Saneamento
DOCENTE | FORMAÇÃO E TITULAÇÃO | |
Adriano Silva Fortes | Engenheiro Civil Mestre em Engenharia Civil Doutor em Engenharia Civil | |
Almir Costa Souza Filho | Arquiteto Especialista em Metodologia do Ensino de Projetos | |
Aristides Fraga Lima Filho | Engenheiro Agrônomo Mestre em Engenharia Agrícola Doutor em Ciências Agrárias | |
Celso Lásaro Sousa Filho | Engenheiro Eletricista Especialista em Instrumentos de Processos Contínuos Mestre em Regulação de Energia | |
Cléa Teresa Queiroz | Licenciada em Construção Civil Especialista em Educação Brasileira Mestre em Engenharia Ambiental Urbana | |
Élvio Antônio Guimarães | Engenheiro Civil Mestre em Engenharia Civil Doutor em Engenharia de Materiais | |
Gina Veiga Pinheiro Marocci | Arquiteta Mestre em Arquitetura e Urbanismo Doutora em Arquitetura e Urbanismo | |
Jenner Miranda de Carvalho | Engenheiro Civil Especialista em Metodologia do Ensino Superior Mestre em Engenharia Civil Doutor em Engenharia Civil | |
José Jorge Chaves | Engenheiro Civil Especialista em Informática em Educação | |
Maria do Carmo Baltar Esnaty de Almeida | Arquiteta Especialista em Conservação e Restauração Mestre em Arquitetura e Urbanismo Doutora em Arquitetura e Urbanismo | |
Marilda Ferreira Guimarães | Engenheira Civil Mestre em Engenharia Ambiental Urbana | |
Marion Cunha Dias Ferreira | Engenheira Sanitarista e Ambiental Mestre em Engenharia Ambiental Urbana | |
Michele dos Anjos de Santana | Arquiteta e Urbanista Mestre em Desenvolvimento Urbano | |
Raimundo César Cruz | Engenheiro Agrimensor | |
Regina Maria Cunha Leite | Engenheira Civil Bacharel em Processamento de Dados Mestre em Ciências da Computação | |
Rogério Menezes | Engenheiro Civil Mestre em Engenharia Civil | |
Sílvio Raimundo G. Santos | Licenciado em Construção Civil Especialista em Metodologia do Ensino Superior | |
Ubiratan Felix | Engenheiro Civil Especialista em Gestão do Meio Ambiente | |
Virgínia Silva Neves | Engenheira Sanitarista e Ambiental Especialista em Recursos Hídricos Especialista em Planejamento e Gestão Mestre em Engenharia Ambiental Urbana | |
Acélio Rodrigues | Graduado em Matemática Mestre em Matemática | |
Elisângela dos Passos Mendes | Graduada em Letras Vernáculas Mestre em Letras Vernáculas Doutora em Língua e Cultura | |
Samir Mortada | Graduado em Psicologia Doutor em Psicologia | |
Mara Clécia Dantas Souza | Graduação em Engenharia Elétrica Especialização em Segurança do Trabalho Especialização em Engenharia Clínica Mestrado em Engenharia Biomédica Doutorado em Saúde Coletiva | |
Angela Lima | Graduação em Administração Doutora em Administração | |
Jeferson Coutinho | Graduado em Biologia Doutorado em Biologia | |
Marlene do Socorro | Graduado em Física Doutorado em Difusão do Conhecimento | |
Clecia Maria Riccio Joseína Moutinho Rita Cerqueira | Graduada em Quimica Doutora em Quimica Graduada em Quimica Doutora em Quimica | |
Profissional de nível superior na área de Pedagogia, para assessoria técnica Trabalho desenvolvido de forma colaborativa com demais profissionais (gestores e professores do curso) | Celiana Santos | |
Profissional de nível médio para manter e conduzir a organização e o apoio administrativo da secretaria do Curso
| Luciene Souza | |
Eixo Tecnológico: Infraestrutura
Habilitação: Técnico em Saneamento
Estágio Supervisionado não obrigatório
Perfil do futuro profissional (egresso)
Espera-se que ao concluir o curso, o egresso, técnico em Saneamento, seja o profissional da área de Construção Civil apto para atuar, sob supervisão de profissional de nível superior, na construção de estações de tratamento de águas e esgotos; obras de captação, transporte e tratamento de águas coletivas e individuais; realizar a manutenção de equipamentos e redes; executar e conduzir a execução de aterros sanitários e obras para disposição, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos; interpretar a análise da qualidade da água; implementar estratégias de captação, tratamento e distribuição, consumo e reuso da água; planejar a execução e elaborar orçamento, fomentar a formulação de políticas ambientais e estratégias sociais em educação ambiental.
Para isto, deve desenvolver competências gerais relativas a sua formação enquanto cidadão e profissional, e competências e habilidades específicas ligadas a sua atuação como Técnico em Saneamento. Competências Gerais:
• ter uma sólida base de conhecimentos tecnológicos e científicos;
• ter capacidade gerencial;
• ter capacidade de se adaptar a novas situações;
• ter boa comunicação oral e escrita;
• desempenhar suas atividades buscando qualidade, controle do custo e segurança;
• desempenhar suas atividades sem provocar agressões ao meio ambiente; • ter postura profissional e ética.
Competências e Habilidades Específicas:
• elaborar projetos de saneamento básico urbano, nos termos e limites regulamentares;
• analisar interfaces das plantas e especificações de um projeto, integrando-as de forma sistêmica, detectando inconsistências, superposições e incompatibilidades de execução;
• elaborar e acompanhar a execução de planos e políticas de saneamento básico urbano;
• elaborara e desenvolver tecnologias sustentáveis e tecnologias limpas para o saneamento básico;
• desenvolver ações e estratégias sociais em educação ambiental;
• elaborar orçamentos de materiais, equipamentos e mão-de-obra e cronogramas, orientando, acompanhando e controlando as etapas da construção;
• executar e fiscalizar a execução de levantamentos topográficos, locações e demarcações de terrenos;
• interpretar e fiscalizar ensaios de laboratório e de campo;
• fazer a locação de projetos de saneamento básico;
• coordenar e conduzir equipes de instalação, execução e manutenção de obras de saneamento básico;
• treinar equipes de execução de obras e serviços técnicos;
• interpretar e desenvolver desenhos de projetos de saneamento básico urbano;
• acompanhar a execução de sondagens e realizar suas medições;
• gerenciar o uso de materiais, técnicas e de fluxos de circulação de materiais, pessoas e equipamentos, tanto em escritórios quanto em canteiros de obras, visando à melhoria contínua dos processos de construção;
• controlar a qualidade dos materiais, de acordo com as normas técnicas;
• elaborar especificações de serviços para obras saneamento básico urbano;
• coordenar e fiscalizar a instalação do canteiro de obras.
Habilidades do profissional
Áreas de estudo
Matriz curricular
Laboratórios
LABORATÓRIOS:
Casa de Vegetação –
Para Realização de
Experimentos da Atividade
de Conclusão de Curso (ACC)
Nome do ambiente: Casa de Vegetação | |
Descrição do ambiente e dos principais equipamentos | |
Área disponível: 45 m2 | Localização: Anexo do Estacionamento 02 |
Informações complementares | |
A Casa de Vegetação tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento de pesquisas em saneamento, com finalidade de obtenção de dados para realização de TCC. |
Laboratório de Análise
de Água
Nome do ambiente: Laboratório de Qualidade da Água | |
Descrição do ambiente e dos principais equipamentos | |
Área disponível: 44,5m2 | Localização: Bloco G – Sala G004 |
Informações complementares | |
O laboratório de qualidade da água tem como objetivo possibilitar aulas práticas de análises fisicoquímicas e bacteriológicas da água, além do desenvolvimento de pesquisas aplicadas. Sua estrutura conta com equipamentos e material básico para a realização de análises de água bruta e potável que consiste no preparo inicial das amostras, incubação e armazenamento (quando necessário). Com a estrutura existente, nele são possíveis de serem realizadas a análise dos seguintes parâmetros fisicoquímicos: temperatura, pH, Ferro, Nitrito, Alcalinidade, Condutividade, Oxigênio Dissolvido, Turbidez, Fósforo, cloro Residual, Flúor, DBO entre outros; e bacteriológicos presença e ausência de Escherichia coli. Há equipamentos similares para a realização de determinações químicas e físicas no Departamento de Química em outros laboratórios como fotômetro de chama, espectrofotômetro UV-VIs e espectrofotômetro de absorção atômica, estando todos disponíveis para a realização de atividades de pesquisa conforme necessidade e agendamento prévio para uso. Assim é plenamente possível a realização de análises de água a nível de aula prática. |
Laboratório de Desenho
Nome do ambiente: Laboratório de Desenho | |
Descrição do ambiente e dos principais equipamentos | |
Área disponível: 56 m2 | Localização: Bloco G – Sala G002 |
Informações complementares | |
O laboratório de Desenho tem como objetivo possibilitar aulas práticas de representação gráfica de desenho na área de saneamento. Com a estrutura existente, nele é possível a presença de 20 alunos confortavelmente instalados desenvolvendo atividades próprias de desenho arquitetônico e topográfico. |
Laboratório de Hidráulica
Nome do ambiente: Laboratório de Hidráulica | |
Descrição do ambiente e dos principais equipamentos | |
Área disponível: 42 m2 | Localização: Bloco G – Sala G001 |
Informações complementares | |
O laboratório de hidráulica tem como objetivo possibilitar aulas práticas área de desenho e saneamento. Com a estrutura existente, nele é possível a presença de 40 alunos confortavelmente instalados desenvolvendo atividades próprias para o manuseio adequado de ferramentas para conhecimento dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. |
Laboratório de Hidrologia
Nome do ambiente: Laboratório de Hidrologia | |
Descrição do ambiente e dos principais equipamentos | |
Área disponível: 28 m2 | Localização: Bloco G – Sala G007 |
O laboratório de Hidrologia tem como objetivo possibilitar a realização de aulas práticas na área de hidrologia. Com a estrutura existente, nele é possível a presença de 30 alunos confortavelmente instalados desenvolvendo atividades próprias com o uso de uma maquete de bacia hidrográfica. |
Laboratório de
Informática do
Canteiro
Nome do ambiente: Laboratório de Informática do Canteiro | |
Descrição do ambiente e dos principais equipamentos | |
Área disponível: 42 m2 | Localização: Bloco G – Sala G003 |
Informações complementares | |
O laboratório de informática tem como objetivo possibilitar aulas práticas com softwares específicos na área de desenho e saneamento e geoprocessamento. Com a estrutura existente, nele é possível a presença de 40 alunos confortavelmente instalados desenvolvendo atividades próprias para o manuseio adequado de ferramentas digitais. Assim é plenamente possível a realização destas aulas práticas, bem como, instrumentalização nos programas de editoração de textos e planilhas. |
Laboratório de Instalações
Elétricas Prediais
Nome do ambiente: Laboratório de Instalações Elétricas Prediais | |
Descrição do ambiente e dos principais equipamentos | |
Área disponível: 32 m2 | Localização: Bloco G – Sala G005 |
Informações complementares | |
O laboratório de instalações elétricas tem como objetivo possibilitar aulas práticas de instalações elétricas domiciliares. Com a estrutura existente, nele é possível a presença de 20 alunos confortavelmente instalados desenvolvendo atividades próprias de desta área. |
Laboratório de Materiais
Nome do ambiente: Laboratório de Materiais | |
Descrição do ambiente e dos principais equipamentos | |
Área disponível: 70 m2 | Localização: Bloco D – Sala D006 |
Informações complementares | |
O laboratório de Materiais tem como objetivo possibilitar aulas práticas para identificação da qualidade do concreto e suas variáveis. Comporta equipamentos digitais e analógicos para atender adequadamente 30 alunos. |
Laboratório de Solos
Nome do ambiente: Laboratório de Solos | |
Descrição do ambiente e dos principais equipamentos | |
Área disponível: 60 m2 | Localização: Bloco D – Sala D004 |
Informações complementares | |
O laboratório de Solos tem como objetivo possibilitar aulas práticas no manejo de análise e classificação do solo. Com a estrutura existente, nele é possível a presença de 30 alunos confortavelmente instalados desenvolvendo atividades próprias de desenho topográfico e arquitetônico. Assim é plenamente possível a realização destas aulas práticas. |
Laboratório de Topografia
Nome do ambiente: Laboratório de Topografia | |
Descrição do ambiente e dos principais equipamentos | |
Área disponível: 56 m2 | Localização: Bloco D – Sala D003 |
Informações complementares | |
O laboratório de Topografia tem como objetivo possibilitar aulas práticas resultantes dos levantamentos realizados em campo na área de topografia. Com a estrutura existente, nele é possível a presença de 20 alunos confortavelmente instalados desenvolvendo atividades próprias de desenho topográfico e arquitetônico. Assim é plenamente possível a realização destas aulas práticas. |
Representações estudantis
- Nome da Empresa Junior (link)
Tel: xx (se houver)
E-mail: mail@ (se houver)
- Nome do Grêmio Estudantil (link)
Tel: xx (se houver)
E-mail: mail@ (se houver)
Orgãos Representativos
Órgãos Representativos: Colegiado do Curso
Virgínia Silva Neves | Presidente |
Acélio Rodrigues Souza | Docente |
Aristides Fraga Lima Filho | Docente |
Cely dos Santos Viana | Docente |
Gina Veiga Pinheiro Marocci | Docente |
Jenner Miranda de Carvalho | Docente |
Celiana Maria dos Santos | Pedagoga |
Marilene Conceição Cardoso de Almeida | Representante Discente |
Normas e Regulamentos
- PPC - Plano Pedagógico do Curso
- Normas acadêmicas
- Código disciplinar discente
- Regimento do campus
- Regimento do IFBA
- Regimento de uso dos laboratórios
- Normas de estágio
- Manual do estudante
- Assistência Estudantil
- Normas de TCC
- Normas de PCC
- ACC - Atividade curricular complementar
(todos linkados para o referido documento)
Publicações
- TCC - Trabalhos de conclusão de curso
- Monografias
- Artigos
- Publicações
- Livros
Pesquisa Extensão Inovação
Pesquisa Extensão Inovação
Grupos de Pesquisa do Departamento Acadêmico de Construção Civil
Agrobiosaneamento (Aristides Fraga Filho)
Objetivo pesquisar no IFBA os diversos fenômenos que envolvem o meio ambiente e a saúde pública.
Linhas de Pesquisa:
Manejo de água e solo
Qualidade e reuso da água
Saneamento
Topografia
Tratamento de resíduos sólidos e líquidos
Uso de inoculantes em leguminosas
Gestão na Construção com Inovação e Sustentabilidade – GCIS (Jenner Miranda de Carvalho)
Objetivo pesquisar no IFBA as interfaces tecnológicas que envolvem a gestão da construção civil
Objetivo pesquisar no IFBA os diversos fenômenos que envolvem o meio ambiente.
Linhas de Pesquisa:
Auditoria, avaliações e perícia de Engenharia
Empreendimentos sustentáveis
Inovação tecnológica na construção civil
Planejamento e controle de obras
soluções para empreendimentos de habitação de interesse social
Contatos
Coordenadora: Virgínia Silva Neves
Formação/Titulação: Mestre em Engenharia Ambiental Urbana
Contato: (71) 2102-9536/35
E-mail:
saneamento.ssa@ifba.edu.br/
virgneves@hotmail.com
Departamento Acadêmico de Construção Civil - DCCIVIL
Técnica Administrativa: Luciene Souza
Contato: (71) 2102-9536/35
E-mail:
saneamento.ssa@ifba.edu.br
Funcionamento:
13:20h às 20h, segunda-feira a sexta-feira
Secretaria: Nome
Funcionamento: 08h00 - 18h00
Contato: Tel (00)
E-mail: mail@
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