Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Ensino > Cursos > Superior > Graduação > Engenharia Industrial Elétrica
conteúdo

Engenharia Industrial elétrica

Ficha técnica

FormaSuperior
TurnoNoturno
Duração5 anos e meio
Carga Horária3.720 horas
Regime letivoSemestral
ModalidadePresencial
Forma de ingressoSisu
Oferta de Vagas30 vagas por semestre 
Reconhecimento do MECPortaria MEC nº 378, DOU 19/07/2006
Nota do ENADE5 (2017)


Sobre o curso

O curso de Engenharia Industrial Elétrica foi criado em 1998 e, com base na grade curricular e no perfil do corpo docente, este curso tem o objetivo formar profissionais capacitados para atuarem nas áreas técnicas de telecomunicações, eletrotécnica e automação. Oferece ao engenheiro eletricista uma formação de cunho generalista, com sólida formação básica e humanística, capaz de facilmente levá-lo a se adaptar às mudanças socioeconômicas e tecnológicas, gerando métodos ou produtos que satisfaçam as novas demandas e facilite adequar-se às mutações e exigências profissionais do mercado de trabalho.

Áreas de estudo e atuação 

O engenheiro industrial eletricista desenvolve projetos elétrico-eletrônicos, informática industrial e automação, controle automático de processo de rede de comunicação, rede de transmissão, distribuição de energia e sistema microprocessado. 

Perfil do futuro profissional (egresso)

O profissional em Engenharia Industrial Elétrica desenvolve atividades nas áreas de projetos elétricos-eletrônicos, controle e automação, rede de transmissão e distribuição de energia  elétrica e sistemas microprocessados, sistemas de comunicações. Neste contexto, o perfil deste profissional deve contemplar os seguintes requisitos necessários à sua formação:

1. Formação generalista com sólidos conhecimentos nas áreas de formação básica, geral e profissional do Curso, incluindo aspectos humanísticos, sociais, éticos e ambientais;

2. Capacidade para resolver problemas concretos, modelando situações reais, promovendo abstrações e adequando-se as novas situações;

3. Capacidade de análise de problemas e síntese de soluções, integrando conhecimentos multidisciplinares;

4. Capacidade de elaboração de projetos e proposição de soluções técnicas e economicamente competitivas;

5. Capacidade de absorver novas tecnologias e de visualizar, com criatividade, novas aplicações para a Engenharia Elétrica;

6. Capacidade de comunicação e liderança para trabalho em equipes multidisciplinares.


Habilidades do profissional

Área de atuação:

 O Engenheiro Industrial Eletricista desenvolve projetos elétrico-eletrônicos, informática industrial e automação, controle automático de processo de rede de comunicação, rede de transmissão, distribuição de energia e sistema microprocessado. 

Áreas de estudo (ênfases)

  • Controle e Automação
  • Eletrotécnica
  • Telecomunicações

Competências/habilidades:

  • Resolução de Problemas: Identificar, formular e resolver problemas de Engenharia Elétrica; manter atitude proativa em busca de soluções e alternativas.
  • Visão Integrada: Considerar os aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais envolvidos no exercício de sua atividade, em atendimento às demandas da sociedade.
  • Ética e Responsabilidade: Abordar as situações e os desafios associados a sua atuação com os conhecimentos e aparatos técnicos de que dispõe, sem prejuízo dos valores éticos e humanísticos envolvidos; observar as normas técnicas de segurança, qualidade, produtividade, higiene e preservação ambiental aplicáveis ao seu trabalho.
  • Aprendizagem Continuada e Atualização: Agregar novos conhecimentos a formação obtida na graduação, seja formalmente, através de cursos de pós-graduação e aperfeiçoamento, seja informalmente, por meio de colegas e iniciativas próprias.
  • Desenvolvimento e Inovação: Identificar oportunidades para novos produtos e serviços técnicos; conceber e desenvolver novas tecnologias.
  • Liderança: Exercer atividades de direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica.
  • Trabalho em Equipe e Comunicação: Articular-se eficientemente com colegas para execução de trabalhos em equipe; comunicar-se adequadamente com seus pares, nas formas escrita e oral.
  • Equipamentos e Sistemas: Atuar no projeto, instalação, comissionamento, operação e manutenção de equipamentos de sistemas de controle e automação, sistemas elétricos e de telecomunicações.

Laboratórios

  1. Laboratório de Medidas Elétricas;
  2. Laboratório de Eletrotécnica;
  3. Laboratório de Instalações Elétricas;
  4. Laboratório de Tecnologia Elétrica;
  5. Laboratório de Máquinas Elétricas;
  6. Laboratório de Comandos Elétricos;
  7. Laboratório de Controle;
  8. Laboratório de Automação;
  9. Laboratório Integrado de Eletrônica;
  10. Laboratório de Informática.

Tel: (71) 2102-9456
E-mail: engeletrica@ifba.edu.br

Representações estudantis

  • Diretório Acadêmico de Engenharia Industrial Elétrica - DAEEL  

E-mail: daeelifba@gmail.com

Orgãos Representativos

  • Curso de Engenharia Industrial Elétrica

Tel: (71) 2102-9456
E-mail: engeletrica@ifba.edu.br
- Portaria do colegiado
- Portaria da comissão do NDE

Tel: (71) 3453-8990
E-mail: creaba@creaba.org.br

Normas e Regulamentos

Publicações

Em construção.

Pesquisa Extensão Inovação

O objetivo é instituir no IFBA a realização de pesquisas com dispositivos e sistemas de comunicações para fortalecer o ensino da graduação do curso de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações.  

Pesquisadores líderes: Fabrício Simões e Davi Rego – fsimoes@ifba.edu.br

O objetivo é pesquisar e desenvolver novas tecnologias em processamento de sinais e modelagem de sistemas, através de simulação em software e implementação de protótipos em hardware/software de sistemas de controle, sistemas de equalização para comunicação, ferramentas de identificação de sistemas/parâmetros e instrumentação em geral, estendendo os resultados ao ensino divulgando resultados para a comunidade científica e tecnológica. 

 Pesquisadores líderes: Eduardo Fonseca e José Mário Araújo – jomario@ifba.edu.br

Contatos

Coordenador: Fabrício Gerônimo Simões Silva
Formação/Titulação: Doutor em Engenharia Elétrica 
Contato: (71) 2102-9456
E-mail: engeletrica@ifba.edu.br

Secretaria: Roseli Silva
Contato: (71) 2102-9456
Funcionamento: 14h às 21h, seg a sex


Campus Salvador - Rua Emídio dos Santos, s/n - Barbalho, Salvador - BA, 40.301-015
Copyright © 2017 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA. Todos os direitos reservados.