Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Comunicação > Notícias > 2025 > Licenciatura em geografia promove a inserção da arte no curso através de um sarau
conteúdo

Licenciatura em geografia promove a inserção da arte no curso através de um sarau

O evento realizado por estudantes da licenciatura em geografia aconteceu em dezembro de 2024.
por Jamile Teixeira publicado: 08/01/2025 18h02, última modificação: 08/01/2025 18h23

Sarau Poético

Realizado em dezembro passado, o primeiro Sarau Poético intitulado “Ensinando a Transgredir” foi promovido por estudantes da licenciatura de geografia do campus Salvador do Instituto Federal da Bahia (IFBA).

A proposta do sarau surgiu como uma das atividades avaliativas da disciplina Estágio Supervisionado do Ensino da Geografia I, com a leitura de textos poéticos, exibição de vídeos, filmes e músicas. 

A estudante Denise Rabelo conta que, por iniciativa da professora do IFBA Aurelielza Santos, “os/as estudantes foram incentivados a dar asas à imaginação e escrever dezenas de poemas sobre a formação de educadores e educação libertadora. Surgiram textos inéditos inspirados em experiências pessoais de aprendizagem e também em autores libertadores como Milton Santos, Paulo Freire e Rubem Alves”.

Para a docente Aurelielza, a atividade foi bastante positiva. “Os estudantes criaram poemas incríveis que narram o papel das escolas que têm a arte, a cultura e a poesia como ferramentas fundamentais no processo do ensino e da aprendizagem”. A professora destaca que o momento foi “uma aula recheada de encantos, poemas e canções que abraçam a educação que nos move!”

Quem também participou do sarau foi a pedagoga e professora Celiana dos Santos e o educador, multiartista e mestrando em História Social Filipe Valente.

Celiana relata: “o sarau me possibilitou a convivência com a sensibilidade, com os talentos de estudantes de diferentes faixas etárias. A partir de um tema pré-definido por Aurelielza, cada estudante teceu versos entremeados de sentidos próprios de suas subjetividades, de suas percepções. Foi algo muito bonito e inspirador. Pedi licença ao grupo para recitar um poema de minha autoria e fui muito bem recepcionada”. O poema criado e declamado pela pedagoga chama-se “Tornar-se professor(a)”. Celiana pretende publicar brevemente um livro de poemas.

Para Filipe “a gente precisa desenvolver nos seres humanos um olhar poético se nós quisermos ter pessoas capazes de transcender os significados imediatos das coisas. Para mim, a poesia está na essência do que é ser humano porque o animal humano, o homo sapiens, é um animal simbólico. Nós nos comunicamos através de símbolos, nós atribuímos significados e sentidos a coisas que aparentemente são aleatórias e tudo isso está fortemente presente na linguagem poética, no pensamento poético e no olhar poético”. O multiartista conclui dizendo que “todo ser humano para ser criativo sempre será positivo ter o estímulo, o consumo de artes e a criação poética. Então, eu acho maravilhoso uma iniciativa magnifica que em uma licenciatura em geografia tenha havido um sarau”.

Uma nova edição do Sarau Poético está prevista para acontecer na culminância da disciplina.

Fotos: divulgação