Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Comunicação > Notícias > 2025 > Inscrições abertas para curso de extensão em conceitos de naves espaciais e foguetes
conteúdo

Inscrições abertas para curso de extensão em conceitos de naves espaciais e foguetes

por Henrique Soares publicado: 30/07/2025 11h26, última modificação: 30/07/2025 11h26

Para melhorar a compreensão sobre os conhecimentos aeroespaciais e promover a criatividade e a resolução inovadora de problemas, o campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está com inscrições abertas até o dia 11 de agosto para a nova turma do curso de extensão “Conceitos básicos de naves espaciais e foguetes modalidade à distância” . 

As aulas online vão vão acontecer ao vivo nas manhãs de sábado, das 8h às 12hComo parte do curso, as atividades de atendimento pelos professores vão acontecer no formato híbrido. A aula inaugural já está agendada para o próximo dia 20 de setembro e todas as atividades vão se estender até o dia 6 de dezembro. Estão sendo ofertadas um total de 100 vagas sendo 70 para o público externo e 30 para a comunidade do campus Salvador. Elas serão preenchidas seguindo a ordem de inscrição.

Quem quiser participar deve preencher a ficha de inscrição e comprovar que preenche os pré-requisitos exigidos. É necessário ser graduado ou estudante de graduação de algum curso de uma área que possua afinidade com o tema das naves espaciais e foguetes e ter cursado disciplinas de física clássica (cinemática e cinética), fundamentos em algoritmo e linguagem de programação (classificatórias). 

O curso foi elaborado pelo professor do campus Salvador Antônio Carlos Bitencourtpelo engenheiro mecânico Rielson Falck. Graduado pelo IFBA, Falk é doutor em engenharia mecânica e dos materiais no Institute of Materials Research no Departamento Solid State Joining Processes, na AlemanhaCom passagem como engenheiro líder de sistemas para projetos futuros pela empresa aeroespacial francesa Ariane Group, Falck atualmente é responsável pelo desenvolvimento contínuo do Airbus A350.

Já o pesquisador e engenheiro mecânico Antônio Bitencourt cursa o doutorado no programa de pós-graduação em Difusão do Conhecimento e é mestre em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Ele atua nas áreas de projeto de sistemas mecânicos, metodologia de projeto de produtos e desenvolvimento de dispositivos de precisão.

Mais informações:  

conceitos de naves espaciais e foguetes