Gestoras vão à Brasília apresentar projetos e buscar novos recursos para o campus Salvador
Representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, realizaram, na última semana, mais uma viagem à Brasília, em busca de melhorias para a instituição. A diretora geral Luanda Kívia Rodrigues e a assessora do Gabinete Iara Barreto cumpriram agenda na capital federal de 28 a 30 de maio passado. Elas se reuniram com gestores/as dos Ministérios das Mulheres, da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como dos Bancos Interamericano de Desenvolvimento (BID) e de Desenvolvimento da América Latina (CAF), e do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).
O objetivo da viagem foi buscar novas oportunidades de captação de recursos, informações acerca do financiamento de obras e equipamentos, fazendo a apresentação de projetos, como o Centro de Idiomas voltado para capacitar mulheres negras e público LGBTQIA+, o Centro de Regeneração e Armazenamento de Substâncias Controladas e a Clínica-Escola de Radiodiagnóstico.
Para a diretora Luanda Kívia, a busca pela complementação orçamentária vai muito além de uma necessidade administrativa, parte da urgência de sobrevivência e fortalecimento da instituição. "O orçamento cada vez mais apertado tem nos forçado, lentamente, a fechar as portas para diversas ações fundamentais: projetos de ensino, pesquisa e extensão têm sido interrompidos ou reduzidos, afetando diretamente estudantes, servidores(as) e a comunidade que atendemos", destaca.
Essa foi a segunda viagem à Brasília das duas gestoras neste ano. A primeira foi no início de abril. "Continuaremos firmes na articulação institucional e na defesa do nosso campus, porque investir no IFBA, campus Salvador, é investir no futuro de vários jovens e na cidade de Salvador", defende a diretora geral, ao tempo em que reitera a necessidade de buscar recursos adicionais, para "manter vivo o compromisso com uma educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade".
Autoridades visitadas
▪️ CAF - Corporação Andina de Fomento, atualmente, Banco de Desenvolvimento da América Latina
- José Rafael Neto - Executivo Sênior
- Guilherme Cardoso - Executivo de Operações
▪️ Ministério das Mulheres
- Poliana Resende - Coordenadora de Ações Temáticas
- Rubi Martins Correia - Coordenadora da Diversidade
▪️ Programa de Parcerias de Investimentos (PPI)
- Mara Clécia Souza, docente do campus Salvador, que está como diretora de Programa da Secretaria Adjunta de Infraestrutura Social e Urbana do PPI.
▪️ Ministério da Saúde
- Adalberto Fulgêncio - assessor técnico de Orçamento da Assessoria Parlamentar do Ministério da Saúde
- Ana Carolina e Laura - Representantes da Coordenação-Geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (CG-CAN)
▪️ Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
- Edvaldo Dias - chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos (Aspar)
▪️ BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento
- Paola Arrunátegui Martínez - Chefe de Operações do BID
- Claudia Veiga - Especialista Sênior de Operações
(*) Texto: Andrea Costa e Henrique Soares
MAIS IMAGENS
(*) Fotos: Acervo Pessoal
Notícia Relacionada: Representantes do campus Salvador vão a Brasília apresentar projetos e buscar novos recursos orçamentários