Estudantes do campus Salvador organizam palestras sobre ISTs e HIV para conscientização de jovens
Como atividade da disciplina de biologia de quatro cursos técnicos integrados do campus Salvador do Instituto Federal da Bahia (IFBA), ministrada pela professora Roberta Lordelo, estudantes estão organizando palestras informativas nos dias 9, 11 e 13 de junho, no Auditório do bloco D.
Sem a necessidade de inscrições prévias, as palestras são voltadas para todos os/as estudantes do campus e têm como objetivo informar para prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) entre adolescentes.
Os/As discentes do curso técnico em geologia estão organizando a palestra do dia 9 de junho, às 10h40. Os/As do curso de refrigeração no dia 11, às 13h20. Às 15h20 do mesmo dia será a vez do curso técnico de química. Dia 12 de junho, às 15h20, será a vez dos/as estudantes de mecânica.
Os eventos também contarão com uma roda de conversa para a troca de ideias entre os/as jovens e os/as especialistas convidados/as e momentos para que eles/elas possam esclarecer dúvidas sobre o tema. O grupo que comparecerá ao campus é formado pelos/as profissionais João Pedro Vieira, Thiago Faria, Manuela de Oliveira e Kauan Neres. Eles/as integram o projeto PrEPara Salvador, ligado ao estudo coordenado pelos pesquisadores/as Inês Dourado, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, e Laio Magno, da Universidade Estado da Bahia. “Eles possuem uma equipe que faz o apoio pedagógico e esta equipe visa sensibilizar todos os jovens sobre a importância da PrEP no combate ao HIV e no enfrentamento de outras Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)”, explica Roberta. Ela pontua que o Ministério da Saúde fornecerá os materiais que serão distribuídos no dia do evento.
Prevenção de ISTs e HIV nas aulas de biologia
Atenta aos números atuais de casos de ISTs e HIV nessa faixa etária, a professora Roberta decidiu pela primeira vez direcionar o planejamento de suas aulas dessa primeira unidade letiva para o conteúdo de reprodução humana e IST's. “Levei um artigo científico e uma matéria da USP [Universidade de São Paulo] que falava sobre o aumento do número de casos de ISTs e HIV entre adolescentes entre 15 e 19 anos. Pedi que eles identificassem a problemática dos dois materiais e quais conteúdos da biologia poderiam ajudar a resolver. Os estudantes elegeram os conteúdos. Boa parte destes conteúdos, eu ministrei as aulas. Os conteúdos das ISTs entre adolescentes, foi pesquisado pelos estudantes que apresentaram seminário”, explica.
Roberta conta que, após passarem por uma avaliação escrita, as turmas serão avaliadas pelo desempenho na campanha de mobilização e na organização do evento. “Eles estão sendo avaliados na articulação das redes sociais, na produção de cartazes, na panfletagem e intermediação entre os docentes para liberar os outros estudantes de outros cursos a participarem. É a primeira vez que faço”, conclui a docente.