Campus Salvador retifica edital e amplia inscrições para o PartiuIF
O edital para selecionar alunas e alunos para o Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para Acesso de Estudantes da Rede Pública de Ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (PartiuIF) foi retificado e publicado hoje (4) pelo campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).
Dentre as modificações, o período de inscrição foi ampliado até o dia 7 de abril, às 18h. Toda a documentação que consta no edital será exigida para a efetivação da inscrição. No momento de se inscrever será necessária a documentação pessoal: RG (frente e verso) e CPF (único arquivo no formato PDF); declaração de matrícula em escola pública assinada e carimbada pela instituição (constar que cursa o 9º ano e o turno; termo de responsabilidade assinado pelo responsável legal (modelo anexo II);
Serão ofertadas 40 vagas para o programa que vai promover aulas e atividades voltadas para a recuperação de aprendizagens de estudantes do 9º ano do ensino fundamental, matriculados em escolas públicas, buscando recompor habilidades e competências necessárias para melhorar as oportunidades educacionais de acesso ao ensino médio do Instituto.
A seleção de estudantes será realizada em cinco etapas: inscrição; sorteio; entrega de documentação completa para as bancas; bancas de políticas afirmativas e; matrícula.
Com oito meses de duração, o curso contará com aulas de português, matemática, ciências da natureza, além de práticas suplementares. No campus Salvador, o curso será ofertado no turno matutino, ou seja, o ideal é que os (as) alunos interessados (as) estudem em outro turno para conseguir conciliar suas aulas regulares com as aulas do programa.
Os(As) estudantes matriculados(as) no PartiuIF receberão como ajuda de custo oito cotas mensais no valor de R$200 cada, que serão pagas em conta bancária em nome do estudante. A ajuda de custo será condicionada à frequência do(a) aluno(a).
O PartiuIF é exclusivo para alunos (as) de grupos prioritários, com maior histórico de vulnerabilidade social e que cursaram integralmente o ensino fundamental em escola pública; oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário-mínimo per capita; autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas; e pessoas com deficiência.
Outras informações estão contidas na página da seleção do campus Salvador do IFBA. Em caso de dúvidas, envie um e-mail para partiuif.ssa@ifba.edu.br.
Notícia relacionada:
Campus Salvador lança edital que selecionará 40 estudantes para o PartiuIF
