Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Comunicação > Notícias > 2024 > IFBA inscreve para curso gratuito de Conceitos Básicos de Naves Espaciais e Foguetes
conteúdo

IFBA inscreve para curso gratuito de Conceitos Básicos de Naves Espaciais e Foguetes

Um total de 100 vagas devem ser preenchidas. As inscrições estão abertas até o dia 14 de outubro.
por Jamile Teixeira publicado: 09/10/2024 12h09, última modificação: 09/10/2024 14h17

Estão abertas as inscrições para o preenchimento de 100 vagas no curso de extensão gratuito “Conceitos Básicos de Naves Espaciais e Foguetes”, na modalidade a distância, ofertado pelo campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Do total, 70 vagas devem ser preenchidas pelo público externo ao campus, enquanto que 30 vagas pelo público interno.

Graduandos (as) ou graduados (as) na área das exatas e que estejam cursando ou tenham cursado disciplinas que tratem de física clássica de ponto material (cinemática e cinética); cálculo diferencial e integral e; fundamentos de programação de computadores poderão se inscrever até o dia 14 de outubro, por meio de formulário eletrônico.

Ao se candidatar à vaga, o (a) candidato (a) deve ter disponibilidade para frequentar as aulas. Precisa providenciar o equipamento necessário para acessar a plataforma digital e ter um pacote de internet adequado, além de câmera e microfone para participação efetiva. Apesar de ser a distância, o curso contará com atividades presenciais de orientação, modelagem e prototipação para a resolução de problemas e estudos de caso apresentados em cada conteúdo. Essas atividades serão opcionais e acontecerão no IFMaker  do campus Salvador.

Conforme a chamada pública, o curso visa o aprimoramento dos (as) estudantes sobre a área aeroespacial por meio de aulas e atividades híbridas, a promoção do pensamento criativo e a resolução inovadora de problemas. Estudos de caso serão utilizados para desenvolver habilidades de análise crítica, trabalho em equipe e comunicação eficaz. A formação deve introduzir os (as) alunos (as) à engenharia aeronáutica, explorando soluções inovadoras e desafios atuais com tecnologias emergentes. É uma experiência prática que estimula a curiosidade e a criatividade, proporcionando novas habilidades para a vida e a carreira.

O curso foi elaborado pelo engenheiro Rielson Falck e pelo professor do campus Salvador do IFBA, Antônio Carlos Bitencourt.


Maiores informações podem ser obtidas com a leitura da chamada pública e do projeto disponíveis aqui. Em caso de dúvidas, envie um e-mail para  .

 

Notícia relacionada:

Evento online abordará tema da engenharia aeroespacial no ensino da ciência e da tecnologia