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Tem, sim, pesquisa na licenciatura

Egresso e professora da licenciatura em física EaD publicam artigo em revista científica da UFMT
por Jamile Teixeira publicado: 01/09/2023 14h50, última modificação: 01/09/2023 14h50

O artigo Ensino de Física Contextualizado: estabelecendo relações entre a termodinâmica e a eletricidade de autoria do egresso Ricardo de Jesus e da professora Rafaelle Souza do curso de licenciatura em física, na modalidade Educação a Distância (EaD), do campus Salvador do Instituto Federal da Bahia (IFBA) foi publicado na última edição da revista científica "Experiências em Ensino de Ciências” da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O trabalho discute a relação da eletricidade nos conceitos de termodinâmica, utilizando experimentos de baixo custo e demonstrando aplicações no cotidiano dos alunos e alunas. A professora Rafaelle explica que a pesquisa envolve o ensino da Física contextualizado, o que ajuda a tornar o aprendizado mais atraente e também colabora na construção de uma compreensão sólida da disciplina e no desenvolvimento de habilidades valiosas em aspectos da vida dos estudantes. “De modo amplo, quando argumenta-se para um ensino contextualizado, é possível contribuir para capacitar para enfrentar desafios complexos e aproveitar as oportunidades em um mundo cada vez mais orientado pela ciência e tecnologia”.

A docente, que também atua como coordenadora da licenciatura em física EaD, garante que incentiva seus alunos a investir na publicação de suas produções. “No caso do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Ricardo, o qual acompanhei desde o início da ideia, processo de desenvolvimento e aplicação, era adequado ao escopo da revista ‘Experiência em Ensino de Ciências’. Então, sugeri ao mesmo a submissão e realizamos o processo de ajustes e revisão até torná-lo apto a ser publicado”. O artigo é, portanto, derivado do TCC do egresso.

Morador de Salvador, Ricardo tem 33 anos e concluiu, no final do ano passado, a licenciatura em física, na modalidade EaD. A publicação simboliza para ele a efetivação de um trabalho que foi desenvolvido com muito empenho e que tem relevância. Para o egresso, o artigo “é uma oportunidade para professores e alunos explorarem conhecimentos e compreenderem que a ciência está presente no cotidiano e deve ser apresentada de maneira coerente e exploratória”.

Já licenciado em física, Ricardo destaca “o olhar técnico e a dedicação da professora Rafaelle como importantes em todo processo de formação” e reconhece: “O Instituto Federal da Bahia contribuiu de maneira significativa para o meu desenvolvimento profissional. O curso de física trouxe benefícios profissionais e pessoais incalculáveis”.

O trabalho foi produzido quando o egresso ainda cursava a licenciatura em física, na modalidade EaD. Apesar de ser a distância, o curso realiza atividades presenciais. A pesquisa, por exemplo, foi desenvolvida pelo então estudante de forma presencial e envolveu ativamente uma turma do curso de eletrônica do campus que, de acordo com o artigo, participou da sequência didática investigativa composta por aulas e, posteriormente, respondeu a um questionário.

E, como explica a professora Rafaelle, tem, sim, pesquisa na licenciatura: “Durante as disciplinas, foi pontuada a necessidade de envolvimento dos discentes com a pesquisa e a extensão. Em consequência, os discentes se envolveram em pesquisas sobre o ensino de física que demonstraram um compromisso em melhorar constantemente as abordagens de ensino e contribuir para o avanço do campo educacional”.

O curso de licenciatura em física na modalidade EaD é ofertado no campus Salvador pelo programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Atualmente, o processo de seleção para ingresso de novos estudantes para os cursos do programa está em andamento e deve preencher um total de 300 vagas nas licenciaturas em física e matemática da modalidade EaD.

Confira aqui o artigo publicado na revista.

Fotos: arquivo pessoal