Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Comunicação > Notícias > 2023 > Evento organizado por estudantes celebra o protagonismo feminino na área da física
conteúdo

Evento organizado por estudantes celebra o protagonismo feminino na área da física

por Jamile Teixeira publicado: 01/11/2023 19h33, última modificação: 01/11/2023 19h38

1° Encontro de Mulheres na Física

O 1° Encontro de Mulheres na Física foi realizado ontem, 31 de outubro, pelo Centro Acadêmico de Licenciatura em Física (Calfis), entidade que representa as/os estudantes do curso do campus Salvador do Instituto Federal da Bahia (IFBA). A atividade teve como principal objetivo fortalecer a presença feminina no espaço acadêmico e incentivar outras mulheres a ingressar e permanecer na área da física.

Com a temática “Vivências acadêmicas das mulheres na física”, o evento contou com um bate-papo que reuniu estudantes e egressas da licenciatura, uma exposição científica de trabalhos desenvolvidos por mulheres da área, uma roda de conversa com professoras do Departamento Acadêmico de Física e convidada externa, além de apresentações musicais.

A estudante Camila Palmeira esteve à frente da comissão organizadora do encontro e conta que ele foi pensado por membros do centro acadêmico que vieram antes dela. “O evento foi pensado para ressaltar a presença da mulher na ciência”, explica. Camila acredita que a atividade é um momento inspirador para entender que a física não é só um lugar de homens e gênios como Newton ou Galileu Galilei. “Tem mulheres que fizeram parte dessa história. Tem pessoas que tiveram suas vozes caladas e esse é o momento de enaltecê-las”, aponta a aluna.

A primeira licenciada em física do curso, Joice Lopes, foi convidada e participou do bate-papo “Recordar é viver”. Ela fez parte da primeira turma da licenciatura e se formou em 2016: “eu me tornei não só a primeira mulher, mas a primeira pessoa que o IFBA formou na licenciatura em física”. A egressa garante que “é um privilégio fazer parte dessa história”. Joice, que hoje atua como professora na rede particular de ensino, fala sobre a honra de retornar à instituição para o encontro: “o Instituto Federal é um espaço de ensino que para mim é único. A gente tem muitas oportunidades. Então, retornar ao Instituto é maravilhoso e participar de um evento como esse é recordar a importância de assuntos e debates que muitas vezes a gente esquece. Para que hoje eu possa ser professora de física, uma luta muito anterior a mim foi travada, foi discutida, foi debatida, espaços conquistados e hoje a gente pode dizer ‘esse espaço é nosso, a gente está aqui’”, argumenta.

A professora de física da instituição Eliana Lisboa integrou a mesa intitulada “Mulheres no comando, mulheres no poder” junto com outras docentes da área. Atualmente, Eliana chefia o Departamento de Administração e Planejamento do Polo de Inovação Salvador (PIS) do IFBA e ministra aulas de estágio e de metodologia e prática do ensino de física no campus. Com 27 anos de Instituto, a professora que trabalhou na implantação da licenciatura em física confessa que “é gratificante ver das estudantes e dos estudantes um reconhecimento do trabalho das mulheres da instituição, ver também essa preocupação em discutir a questão de gênero que temos em nossa sociedade”. Eliana opina que o encontro é extremamente necessário para que as estudantes mostrem para outras estudantes como é importante, necessário e possível fazer o curso da licenciatura em física. “Acredito que o evento deve continuar. Vamos pensar em contribuir para que as estudantes façam [o encontro] quem sabe bianual”, conclui a docente.