Campus Salvador participa de lançamento do projeto Salvador Lab da Prefeitura
A Prefeitura de Salvador lançou na última segunda-feira (20) o projeto Salvador Lab, que tem o objetivo de estimular a cultura empreendedora na cidade, criando conexões entre estudantes universitários e o mercado investidor. Os detalhes foram divulgados pelo prefeito Bruno Reis e pela titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, durante evento na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Vale do Canela.
Convidado para conhecer o projeto, o campus Salvador foi representado pelo diretor geral, Ives Lima e também contou com a presença da diretora de extensão, Luanda Kívia de Oliveira e do chefe do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Marcos Gilberto dos Santos.
A iniciativa incentivará a formação de empreendedores a partir de mentorias, oficinas, workshops e editais que serão realizados através de parcerias com universidades e instituições de ensino superior. O Salvador Lab está dividido em três pilares. O primeiro deles é o TCC Empreendedor, que consiste na seleção e inscrição de Trabalhos de Conclusão de Curso, com caráter inovador e empreendedor, transformando estes em projetos concretos de negócios ou startups. Qualquer universitário/a acima de 18 anos pode participar. A inscrição acontece até o dia 10 de abril, no site salvadorlab.salvador.ba.gov.br.
Os outros pilares são: Inovação Aberta, que terá editais específicos para resolução de problemas, cases ou desafios, que podem ser disponibilizados por empresas ou pelo próprio município de Salvador; e o Educação Empreendedora, destinado à elaboração de agenda de atividades nas universidades, tanto presencialmente quanto em ambiente virtual, por meio da realização de palestras, seminários, hackathons, workshops para capacitação e desenvolvimento do potencial empreendedor na cidade.
Luanda Kívia explica que o campus Salvador vai atuar como apoiador do Salvador Lab divulgando o projeto e incentivando a comunidade interna a participar. “Há semelhança com o Hotel de Projetos do IFBA, e por isso foi considerado interessante a participação do campus no Salvador Lab. O IFBA tem o papel de contribuir com a sociedade, e formar estudantes preocupados em entender e atender as demandas da sociedade é fundamental. Hoje cada vez mais se fala em educação ativas e PBL. PBL é educação baseada em problema, onde o conhecimento é construído no debate para solucionar o problema. Então a participação neste projeto vai motivar os(as) estudantes a pensar em soluções para problemas reais, aproximando-os do que ele vai encontrar no mundo do trabalho”, explica a gestora de extensão.
Luanda destaca que, durante o evento, o estudante do curso de engenharia mecânica do campus, Leonardo Santiago, apresentou o projeto ArejaBUS e falou sobre a importância de projetos como o Salvador Lab para fomentar o empreendedorismo nas instituições de ensino.
Além do campus Salvador do IFBA, o Salvador LAB tem como parceiros a Ufba, Uniruy, Unifacs e Faculdade Cayru. Os projetos dos estudantes inscritos serão submetidos a uma banca avaliadora, e os que forem selecionados passarão por aceleração em incubadoras de negócios como a Cubos, Senai-Cimatec e Lighthouse.
(*) Com informações da página badevalor.com.br
Fotos: Acervo Pessoal e Valter Pontes/Secom