Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Comunicação > Notícias > 2022 > Licenciatura em geografia promove amanhã (17) evento sobre ações afirmativas e educação
conteúdo

Licenciatura em geografia promove amanhã (17) evento sobre ações afirmativas e educação

por Henrique Soares publicado: 16/11/2022 14h22, última modificação: 16/11/2022 14h22

“Política de Ações Afirmativas: Interfaces com a Educação”. Esse é o tema do evento sobre o dia da consciência negra, que vai ocorrer amanhã (17), às 19h, no Auditório Principal (Salão Nobre) do campus Salvador do Instituto Federal da Bahia (IFBA).

Organizado pela licenciatura em geografia, a mesa do evento será mediada pelo coordenador do curso, Ubiraci Carlucio, e contará com a presença dos pesquisadores Caroline do Carmo, doutoranda do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (PPGNEIM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mabel Freitas, pós-doutoranda em Educação Antirracista pela Universidade de São Paulo (USP) e Maria da Anunciação Silva, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da USP.

Ações afirmativas são políticas públicas voltadas para grupos que sofrem discriminação étnica, racial, de gênero ou religiosa e têm como objetivo promover a inclusão socioeconômica de populações historicamente privadas do acesso a oportunidades. O termo ação afirmativa foi utilizado pela primeira vez nos Estados Unidos, na década de 1960, referindo-se a políticas governamentais voltadas para combater-se a desigualdade entre brancos e negros. Em 2012, o Supremo Tribunal Federal decidiu por unanimidade que as ações afirmativas são constitucionais no Brasil e de suma importância na correção das desigualdades. 

(*) Como informações de Mundo Educação