Estudantes de Games e Dispositivos Móveis apresentam os primeiros trabalhos de conclusão do curso nesta segunda-feira (7)
As primeiras defesas do curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento de Aplicações e Games para Dispositivos Móveis do campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) serão realizadas na próxima segunda-feira (7), por meio do canal TV IFBA Lauro de Freitas no YouTube.
Na ocasião serão apresentados dois trabalhos: “Ecologia Salvador- Um jogo digital para dispositivos móveis”, às 18h, pela estudante Bárbara Janaina da Silva, e mais tarde, às 20h, Isac Aguiar apresenta o “DisfagiaAPP - Aplicativo Multiplataforma para auxílio no rastreamento de risco da Disfagia Orofaríngea”.
Em seu artigo, Isac apresenta o aplicativo multiplataforma DisfagiaApp, que serve para rastreamento da disfagia orofaríngea, condição que causa dificuldades para engolir. Já Bárbara propõe, através de seu trabalho de conclusão, um jogo para “conscientizar as crianças sobre a correta destinação dos resíduos sólidos" e que pode ser utilizado através dos dispositivos móveis de plataforma Android. O game estará disponível para instituições de ensino e para usuários em geral. Ela participou da equipe que desenvolveu em 2021 o “Game Over pra Poluição!”, campanha da Rede Bahia em homenagem ao Dia das Crianças realizada em parceria com professores e alunos do IFBA.
Os dois trabalhos de conclusão foram orientados pelo professor e vice-coordenador da pós-graduação, Luiz Machado. A coordenação do curso é do professor André Luiz Ferreira. Ele acredita que o curso está cumprindo a sua missão social pois os produtos desenvolvidos seguem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
André Luiz destaca que ainda ocorrerão novas defesas em breve. “Antecipo para todos (spoiler) que teremos em breve um Game abordando a conscientização acerca de violência de gênero! Com o corpo docente qualificado e em parceria com outros campi, pretendemos transformar esta especialização em um mestrado profissional! Aguardem novidades!”, antecipa.