Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Comunicação > Notícias > 2021 > IFBA conclui curso de informática para funcionárias terceirizadas

IFBA conclui curso de informática para funcionárias terceirizadas

por Jamile Teixeira publicado: 19/11/2021 17h20, última modificação: 19/11/2021 17h20

O curso de extensão em Informática Básica, dirigido às funcionárias terceirizadas, foi concluído no campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), na última quarta-feira (17). A atividade, com carga horária de 10 horas, teve como objetivo capacitar as trabalhadoras que atuam na área da limpeza, possibilitando a ampliação de conhecimentos em ferramentas digitais importantes para o desenvolvimento de atividades cotidianas.

Lilian Maria conheceu mais sobre planilhas, e-mail e arquivosA encarregada de serviços, Lilian Maria Monteiro, participou do curso e relatou que “foi muito proveitoso para todas nós que participamos”. A funcionária que trabalha há sete anos no IFBA garante que tem interesse em realizar mais formações ofertadas pela instituição porque acredita que o futuro está na educação. “Conhecimentos sempre somam”. Lilian conclui: “Só tenho a agradecer por esta oportunidade às professoras idealizadoras deste projeto, ao IFBA por ceder o espaço e ao grande mestre Marcos”, finaliza.

Estudante de engenharia industrial elétrica do campus Salvador, Marcos Vinícius Portella foi selecionado através de processo seletivo simplificado para ministrar as aulas de informática.

Francismari compõe o corpo docente do curso de eletrotécnica

A coordenadora do projeto, professora Francismari dos Santos, explica que a atividade de extensão forneceu conhecimento básico em informática para as mulheres que cuidam do nosso espaço. “É importante que elas possam sentir que o IFBA, além de seu lugar de trabalho, é um lugar para elas se capacitarem também”. A docente afirma que a formação superou suas expectativas em relação ao interesse e motivação do público-alvo. “Ações como essa possibilitam a essas mulheres acesso a ferramentas que são importantes no cotidiano e também podem trazer incentivo para elas voltarem a estudar e... Por que não fazer algum curso no IFBA?” A professora do Instituto aponta: “Acredito que devemos promover ações que possam mitigar a desigualdade de gênero nas áreas de ciência e tecnologia. Inclusive, nesse projeto, fizemos uma pesquisa para verificar a situação da participação das mulheres no IFBA, Campus Salvador, nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão e podemos comprovar que, em muitas dessas áreas, essa desigualdade de gênero ainda é uma realidade”.

O curso de extensão é uma das ações do Projeto CapacitADAS, aprovado em edital do campus. Já o projeto é uma iniciativa do Núcleo Feminino de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação (Lovelace) que integra o Grupo de Pesquisa em Sistema de Automação e Mecatrônica (GSAM) e conta com a participação das professoras Andrea Bitencourt e Renilda Fátima de Lima, além das estudantes: Amanda Sotero, Débora Zuleica Santos, Maisa de Sá e Yasmin de Jesus. A atividade contou ainda com apoios da Diretoria Adjunta de Administração, da Gerência de Serviços Auxiliares, da Divisão de Compras, da Diretoria de Extensão e Relações Comunitárias, da Diretoria de Ensino e da Diretoria Geral.