Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Comunicação > Notícias > 2021 > Exposição virtual retrata memórias de profissionais de eventos na pandemia

Exposição virtual retrata memórias de profissionais de eventos na pandemia

por Henrique Soares publicado: 17/06/2021 10h48, última modificação: 17/06/2021 11h00

De acordo com números divulgados pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), mais de 350 mil eventos deixaram de ser realizados em 2020. A não realização de ações como shows, festas, congressos, rodeios, apresentações teatrais e eventos esportivos e sociais fez com que o setor deixasse de faturar ao menos R$ 90 bilhões.

Diante desse cenário e pensando em apresentar as memórias de profissionais da área de eventos e entretenimento de Salvador, através de fotografias e depoimentos sobre momentos vividos durante a pandemia, estudantes do curso de tecnologia em eventos do campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) iniciaram ontem (16) a exposição virtual “Memórias da Pandemia: bastidores em fragmentos” no perfil @bastidores_emfragmentos na rede social Instagram.

O lançamento aconteceu na noite da última terça-feira (15), com a presença de Cinara Cardoso, presidente da seção Bahia da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC) e Adriano Malvar, presidente da Associação dos Profissionais de Eventos.

“A exposição foi criada com o intuito de dar visibilidade aos profissionais do setor de eventos e entretenimento da cidade de Salvador, por meio de fotografias e depoimentos pessoais de de momentos vividos por esses profissionais, nesse período pandêmico. O acervo conta com um total de 27 depoimentos e 135 fotografias, as fotografias estarão todas nas cores preto e branco com o objetivo de focar e ampliar os sentidos do público, trazendo o drama às imagens e fazendo com que vocês enxerguem, de fato, o todo, sem a interferência das cores”, informa a estudante do curso de tecnologia em eventos do campus Denise Santana, integrante da equipe promotora da ação.

Entre os diversos profissionais retratados na exposição estão a atriz e apresentadora Pretha Sousa,  a atriz Natalia Gois, a editora de texto da TVE Bahia Carla Bahia, o produtor cultural e diretor Fábio Tavares, o produtor e gestor de eventos Fernando Rosa, a fotógrafa Fernanda Laércia, e o cantor e compositor Emerson Alves.

Além da estudante Denise, a exposição também está sendo produzida pelos estudantes Luiz Gonzaga e Simone Alcântara, e integra as atividades práticas da disciplina Eventos Culturais. A atividade conta com a consultoria técnica da coordenadora do Memorial do IFBA Tassila Ramos e orientação da professora do campus Liz Rodrigues.