Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Comunicação > Notícias > 2021 > Colóquio sobre pesquisas na pandemia acontece nesta quarta-feira (14); inscrições abertas

por Henrique Soares publicado: 08/04/2021 14h21, última modificação: 08/04/2021 14h21

O Grupo de Pesquisa Linguagem e Representação (GPLR) do campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) vai realizar na próxima quarta-feira (14), às 14h, por meio da plataforma online Google Meet, o VII Colóquio do GPLR.

O objetivo é apresentar as pesquisas realizadas pelos membros do grupo e discutir o tema “Produções de pesquisas no ano de 2020, período da pandemia”. A programação vai contar com a presença dos diretores gerais dos campi Salvador, Ives Lima, de Santo Amaro, Andréa Amazonas, dos pró-reitores de pesquisa, pós-graduação e inovação, Ivanildo dos Santos, e extensão, Nivea Cerqueira, além do diretor de pesquisa e inovação do campus Salvador, Lurimar Batista e dos coordenadores do GPLR, Wallace Matos e Jecilma Alves.

Durante a programação, serão apresentados nove trabalhos. A palestra de abertura será proferida pela pesquisadora Izaura Santiago da Cruz, que atua nos núcleos de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades e de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, ambos da Universidade Federal da Bahia. Ela também é coordenadora de ações afirmativas, educação e diversidade na mesma universidade.

Izaura vai falar sobre os impactos da pandemia na pesquisa. De acordo com os coordenadores do GPLR, serão discutidas as dificuldades trazidas para a continuidade de pesquisas a partir das medidas restritivas iniciadas para conter a pandemia. Eles lembram que muitas pesquisas necessitavam de deslocamentos, encontros, reuniões, contatos com fontes e objetos de pesquisa e, por isso, novas estratégias passaram a ser utilizadas para que elas não ficassem paralisadas em 2020.

Voltado para a comunidade interna do IFBA, o colóquio está com inscrições abertas até a próxima terça-feira (13) pela internet. Os participantes receberão certificado.

O GPLR foi criado em 2008 e, ao completar 13 anos, o grupo, que desenvolve atividades de pesquisa e extensão nas áreas de linguagens, representações e ensino, conta com 12 pesquisadores dos campi Salvador, Santo Amaro e Vitória da Conquista, além de estudantes voluntários e bolsistas.

Link de transmissão

Mais informações: GPLR - gplr.ifba@gmail.com