Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Comunicação > Notícias > 2021 > Campus Salvador organiza 1ª olimpíada feminina de matemática da Bahia
conteúdo

Campus Salvador organiza 1ª olimpíada feminina de matemática da Bahia

por Henrique Soares publicado: 21/07/2021 14h13, última modificação: 22/07/2021 15h54

O campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) vai realizar a primeira Olimpíada Feminina de Matemática do Estado da Bahia (OFMEBA). A competição é voltada para estudantes do gênero feminino do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio (incluindo a modalidade da Educação de Jovens e Adultos) de escolas públicas municipais, estaduais, federais e escolas privadas da Bahia.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 13 de agosto. Todas as etapas serão online. De acordo com o cronograma, a aplicação da prova online será nos dias 28 e 29 de agosto. Os resultados serão divulgados no dia 6 de setembro e a cerimônia de premiação de estudantes, professores de matemática e escolas das estudantes medalhistas ocorrerá no dia 19 de setembro.   

De acordo com o diretor-geral do campus e professor de matemática que integra a comissão organizadora, Ives Lima, a olimpíada é a primeira feminina estadual de matemática realizada no Brasil e foi idealizada pelo professor Acelio Rodrigues. Como presidente da comissão, Acelio convidou docentes de matemática de outros campi do IFBA e de outras instituições. 

"A OFMEBA foi inspirada por uma tendência a nacional e internacional que visa motivar a participação das meninas em diversas olimpíadas de conhecimento. Aqui no Brasil existe um movimento forte chamado 'Movimento Meninas Olímpicas do Brasil' que é pioneiro em ações de fortalecimento da participação feminina nestes tipos de eventos científicos", explica Acelio sobre o movimento criado em 2016 e coordenado pela professora Nara Bigolin, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que integra a comissão organizadora da OFMEBA.  

Para Rodrigues, a competição foi idealizada para motivar a participação das meninas baianas nas demais olimpíadas científicas e aumentar a representatividade feminina entre os premiados. "Desta forma, o que ocorrerá é a evidência da força das mulheres na ciência. Hoje temos poucas meninas na lista de premiados se compararmos com o número de meninos premiados, porém este fato está diretamente ligado à falta de participação delas nestes eventos", lembra o docente.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informa que apenas 10% de meninas são premiadas nas principais olimpíadas científicas do Brasil e menos de 5% nas olimpíadas internacionais. Sobre a OFMEBA, Acelio comenta que trata-se de ação socialmente relevante por ajudar no estímulo à busca de conhecimentos e, com isso, melhorar as possibilidades de escolhas profissionais, principalmente em ciências exatas. "Não indo muito longe, na última edição da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) em 2019, o campus Salvador, dentre os estudantes premiados, 73% foram meninos e 27% foram meninas", exemplifica. 

Aulas preparatórias

Quem quiser um auxílio na preparação, pode participar nos dias 30 de julho e 6, 13 e 20 de agosto, sempre das 16h às 18h, das aulas online que serão transmitidas no canal do campus Salvador no YouTube. Acelio destaca que todas as aulas serão ministradas por quatro professoras de matemática, todas integrantes da comissão organizadora. Cleidiane Brito, de Salvador, será responsável pela primeira aula, sobre geometria plana. Já a professora do campus Paulo Afonso Esdriane Viana ficará responsável pela segunda aula, sobre funções. Cinthia Nunes, docente do campus Brumado vai trabalhar com análise combinatória na terceira aula e Emanuele Romero de Santana, do campus Barreiras, vai abordar geometria espacial e resolução de problemas gerais.

O regulamento da Olimpíada informa que a preparação pode ser feita também através do material didático de apoio elaborado pela OBMEP, disponível na página www.obmep.org.br, na aba Material Didático.

Promovida com recursos da Chamada para Competições Regionais de Matemática da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) de 2021, a competição conta com o apoio da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM). 

Regulamento da OFMEBA

Inscrições aqui    

Aulas Preparatórias: 30 de julho, 6 de agosto, 13 de agosto e 20 de agosto.

Comissão Organizadora

Mais informações: e-mail: ofmeba.ifba.ssa@gmail.com; site: https://sites.google.com/view/ofmeba; Instagram: @ofmeba