Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Comunicação > Notícias > 2021 > ARTIGO: Dia Mundial da Filosofia - 18 de novembro de 2021
conteúdo

ARTIGO: Dia Mundial da Filosofia - 18 de novembro de 2021

publicado: 18/11/2021 11h29, última modificação: 18/11/2021 11h29

ARTIGO DE OPINIÃO 

Autor: Maurício Cavalcante Rios,
professor do IFBA - Campus Salvador

É com enorme honra que o Departamento de Filosofia do IFBA - Campus Salvador vem expressar sua gratidão ao Dia Mundial da Filosofia instituído pela UNESCO desde 2002 e apoiado pela ONU. Essa data é comemorada todos os anos em diversas instituições do mundo sempre na terceira semana de novembro. O dia Mundial da Filosofia segue objetivos como: a) “renovar o compromisso nacional, sub-regional, regional e internacional com a filosofia”; b) “fomentar a análise, a investigação e os estudos filosóficos sobre as grandes questões contemporâneas, de forma a responder de forma mais eficaz aos desafios que a humanidade hoje enfrenta”; c) “sensibilizar o público para a importância da filosofia e seu uso crítico nas escolhas que surgem para muitas sociedades dos efeitos da globalização ou da entrada na modernidade”; d) “avaliar o estado do ensino de filosofia em todo o mundo, com ênfase especial na desigualdade de acesso” e e) “para sublinhar a importância da universalização do ensino da filosofia para as gerações futuras” (UNITED NATIONS).

Nesse sentido, a temática central do Dia Mundial da Filosofia envolve discussões sobre as “...diferentes interações dos seres humanos com seu meio social, cultural, geográfico e político...” (UNITED NATIONS) Essa temática não se concentra apenas nas áreas específicas da filosofia, mas no seu envolvimento interdisciplinar com outras disciplinas das humanidades como a Geografia, a História e a Sociologia, por exemplo. É de grande importância refletir, por exemplo, sobre problemas como as mudanças climáticas, a ecologia, a pandemia, as atuais formas de governo no mundo, além das relações que envolvem impactos entre os modos de pensar e existir.

O Dia Mundial da Filosofia nasceu para reforçar as humanidades a partir da iniciativa da Associação de Amigos da Filosofia na cidade de Fez, Marrocos. Após essa iniciativa, uma petição foi encaminhada à UNESCO que instituiu a comemoração da data. Esse dia é fruto de estudos, análises, objetivos e resultados sobre a promoção da filosofia no mundo, considerando o diálogo aberto e plural entre as diversas sociedades, o saber e o conhecimento (2005). É importante destacar que o Dia Mundial da Filosofia se preocupa em alcançar regiões e locais onde o ensino da disciplina é ausente ou insuficiente.

REFERÊNCIAS

UNESCO. Proclamación de un Día Mundial de la Filosofía. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000140277_spa. Acesso em: 17 nov. 2021

UNITED NATIONS. World Philosophy Day 18 November. Disponível em: https://www.un.org/en/observances/philosophy-day. Acesso em: 17 nov. 2021.

***O artigo publicado é de inteira responsabilidade de seu autor. As opiniões nele emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da instituição.