Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Comunicação > Notícias > 2020 > IFBA organiza evento sobre o Dia Mundial da Eficiência Energética

IFBA organiza evento sobre o Dia Mundial da Eficiência Energética

por Henrique Soares publicado: 28/02/2020 16h22, última modificação: 28/02/2020 19h05

Na próxima quinta-feira, 5 de março, será comemorado o Dia Mundial da Eficiência Energética. Para debater o tema, o campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) vai realizar evento na própria data, das 14h às 17h, no Áudio 1 (auditório do bloco D) do campus.

A programação vai contar com três palestras: “Eficiência Energética: conceitos e aplicações”, que será proferida pelo engenheiro mecânico Eduardo Santana, “A importância da eficiência energética para a sustentabilidade” do engenheiro eletricista de Agenor Garcia e “O plano de gestão da energia elétrica no campus Salvador: resultados obtidos em 2019” do professor do IFBA Armando Tanimoto.

Idealizador e coordenador do evento, Armando Tanimoto, que é doutor em gestão e políticas ambientais pela Universidade de Brasília (UnB), explica que a ideia é discutir eficiência energética para "dar respaldo às atividades de gestão da energia elétrica da instituição". Ele lembra que a sociedade utiliza energia de forma racional por meio de racionamentos ou da educação. O docente ressalta que as consequências do não uso racional da energia são aumento do custo para atender às demandas de energia da sociedade, o que obriga ao uso de termelétricas, que provocam impactos ambientais.

Ele acredita que instituições de ensino podem trazer mais consciência aos mais jovens sobre o uso racional de energia quando divulgam o tema através de eventos e inserem o assunto nas disciplinas de cursos técnicos e superiores. “Nos demais cursos estamos ainda discutindo com as coordenações, como uma atividade em determinadas disciplinas”.

Tanimoto cita que em três anos, as usinas fotovoltaicas do campus, que produzem energia através da luz solar, geraram  737 mil kWh, levando a uma economia de 270 mil reais no período. O sistema foi adquirido com recursos do edital do Prêmio Ideia do Ministério da Educação, conquistado em 2015 e implantado em dezembro de 2016. O valor investido foi cerca de R$ 1,5 milhão no sistema fotovoltaico e no eólico, também presente no campus.

No sistema fotovoltaico, a capacidade instalada é de 165 kWp (quilo-watt pico), gerando em torno de 245 mil kWh/ano (quilo-watt hora), o equivalente ao consumo de 80 famílias. Com a atual demanda de energia, o sistema produz 20% das necessidades do campus.

O evento é aberto ao público externo e as inscrições podem ser realizadas até o dia 5, via internet. O campus Salvador localiza-se na rua Emídio dos Santos s/n, Barbalho.

Inscrições aqui