Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Comunicação > Notícias > 2020 > Evento sobre cultura maker será realizado na sexta-feira (18)
conteúdo

Evento sobre cultura maker será realizado na sexta-feira (18)

publicado: 16/12/2020 20h19, última modificação: 17/12/2020 14h20

“Conhecendo o EduMaker: fomentando a cultura maker no IFBA” é um evento que acontecerá na sexta-feira (18), às 17h, com transmissão pelos canais Comunicação IFBA SSA e IFBA - Simões Filho TV no Youtube para apresentar o projeto “EduMaker: Laboratório Colaborativo de Formação e Soluções Sustentáveis para Ecossistemas de Educação e Inovação”.

O evento contará com a participação da embaixadora do Cidadão Digital e egressa do IFBA, Lorenna Vilas Boas, do coordenador de Relações Institucionais da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti) e CEO da Meio Mundo Inovação, Sócrates Santana, do diretor geral do IFBA - Campus Salvador, Ives Lima, do diretor geral do IFBA - Campus Simões Filho, Esly Marinho, dos coordenadores do projeto, Andrea Bitencourt e Ramon Lemos e dos representantes do Comitê Gestor, Dirceu Melo e Aron Miranda.

 O projeto EduMaker

O projeto interdisciplinar  foi selecionado pela Chamada Pública, regida pelo edital N° 35/2020 do Ministério da Educação, para a criação de Laboratórios IFMaker na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Rede Federal). Pretende implantar o laboratório EduMaker e realizar ações itinerantes para difundir e fomentar o aprendizado mão na massa (learning by doing), o trabalho cooperativo (coworking), a educação inclusiva, a formação docente, o aprendizado STEAM e a cultura maker nas comunidades. Será um espaço dinâmico de disseminação da cultura maker entre estudantes, servidores e comunidade externa. 

Curso Educador Maker: primeiros passos

O Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes) está oferecendo cursos de capacitação com foco na inserção da cultura maker na educação e nos cursos de formação de professores. O primeiro curso, "Educador Maker: Primeiros Passos", é aberto ao público. Para participar do curso, realize um cadastro no site do moodle do Instituto Federal do Espirito Santo, aqui.

A equipe gestora do projeto EduMaker tem realizado um trabalho de divulgação deste curso com a finalidade de incentivar a participação de estudantes, de técnicos-administrativos e professores para multiplicar o conhecimento sobre a cultura maker, promover uma formação ampla e integrada, e, a partir da aproximação da comunidade aos objetivos do projeto, encorajar nossa comunidade a participar de projetos que serão desenvolvidos nos laboratórios EduMaker.

Atualizada em 17 de dezembro, às 14h20.